Quem se interessa por marketing digital certamente já se deparou com o termo AIDA em suas leituras. Mas, você sabe como ele funciona na prática? Realizar um trabalho baseado nesse conceito significa respeitar o ciclo que os consumidores percorrem antes da conversão.
Por isso, neste artigo você vai entender todas as etapas do AIDA e aprender como utilizá-las para aumentar o seu volume de vendas. Boa leitura!
É um modelo que representa uma hierarquia linear do processo de compra e que foi, posteriormente, associado ao funil de vendas. Com ele, é possível entender as motivações para a escolha de uma marca na empresa, o que leva à efetuação de uma venda e outras questões importantes para o entendimento dos hábitos dos consumidores.
O conceito pode ser aproveitado em diversos contextos e situações. Atualmente, ele vem sendo utilizado para o desenvolvimento de landing pages e email marketing, a fim de melhorar os resultados de conversão.
O acrônimo AIDA engloba os 4 passos feitos por um consumidor até sua tomada de decisão: atenção, interesse, desejo e ação — que devem ser trabalhados de maneira progressiva, seguindo a lógica de uma venda bem-sucedida:
O objetivo dessa etapa é fazer com que as pessoas percebam a oferta que está sendo concedida, chamando atenção para ela de acordo com variáveis, como propósitos da marca, meios utilizados e público-alvo.
De maneira geral, é preciso avaliar o design empregado, considerando cores, contrastes, fontes, tamanho e posição de elementos gráficos, etc.
Depois de chamar a atenção, desperte a curiosidade do consumidor mostrando que você pode oferecer o que ele está procurando. Utilize títulos, subtítulos e informações em destaque que explorem a palavra-chave para estimular o interesse.
Também é possível desenvolver narrativas em que o consumidor se identifique com protagonistas que buscam soluções oferecidas pela sua empresa. Por exemplo, apresentar citações, dados estatísticos, charadas, dentre outros — desde que sejam de fácil leitura e compreensão.
Nesta fase, é preciso oferecer informações mais detalhadas para que o consumidor perceba que a oferta supre suas necessidades, provocando a vontade de adquirir o produto ou serviço em questão.
Inclua textos que exaltem as características e vantagens da sua proposta e itens que funcionem como indicadores de confiabilidade, como depoimentos, garantias, comentários de clientes satisfeitos, entre outros.
Nesse estágio, o importante é eliminar qualquer empecilho que te impeça de vender mais. Por isso, capriche no CTA (Call to Action), ofereça bônus e vantagens, disponibilize descontos e facilidades de pagamento — de maneira limitada — para que o cliente em potencial realize a ação desejada imediatamente.
Evite sempre formulários longos, exigência de informações íntimas, instruções complicadas e quebras de fluxo que dificultem a compra.
O formato de marketing dos dias de hoje entende que a compra não finaliza o processo, nem o relacionamento com o consumidor. Assim, ainda é preciso considerar a satisfação e a retenção dos clientes nas estratégias adotadas, para garantir que eles realizem novos negócios com a sua empresa no futuro.
Ofereça produtos e serviços de excelência, vá além do que os clientes esperam e diferencie-se dos seus concorrentes. Com esse posicionamento, além de aumentar as conversões, será possível melhorar a imagem, a autoridade e o reconhecimento da marca no mercado.
Mesmo sendo um modelo criado há mais de um século, o trabalho em cima das etapas do AIDA faz com que a empresa aumente o número de vendas e a sua rentabilidade de maneira sólida e contínua, aumentando o conhecimento acerca dos seus consumidores e servindo como referência para alcançar resultados cada vez melhores.
Gostou de saber mais sobre o AIDA? Então, descubra como calcular o ROI das suas campanhas de marketing digital e fortaleça ainda mais a sua empresa no mercado! Até a próxima.