Um dos principais pontos positivos do marketing digital é a possibilidade de medir os resultados. Isso porque as ferramentas para redes sociais podem fornecer informações precisas ao seu alcance.
Com o avanço contínuo da tecnologia e das tendências de marketing digital, hoje em dia é possível monitorar diversos aspectos da performance do seu trabalho online. Entre eles, a base de público, quais publicações têm mais e menos sucesso e de onde vem a maioria do seu tráfego.
Veja, a seguir, quais ferramentas utilizar para os vários tipos de mensuração de resultados que são possíveis na internet.
Plataformas como o Facebook, Twitter, entre outras, são excelentes para atingir o seu público com conteúdo. Mas é muito importante criar o hábito de realizar a mensuração de resultados nesses ambientes também, já que é a melhor forma de ter certeza de que as suas iniciativas estão dando certo.
Redes como o Facebook e YouTube contam com uma sessão especial de métricas, que reúne os principais dados de performance dos seus perfis e páginas. Mas você também pode contar com ferramentas que agregam informações da maioria das plataformas disponíveis, inclusive Twitter, Instagram e outras.
Conheça, a seguir, mais detalhes sobre as principais ferramentas de redes sociais.
Por meio do Facebook Insights, é possível visualizar e analisar algumas informações relacionadas à página da sua empresa na rede social. Entre elas estão as seguintes.
O Twitter Analytics possibilita a observação de dados gerais sobre o perfil, como o número de menções à marca, as visitas ao perfil da empresa, o número de visitas e o envolvimento do público com cada tweet.
A ferramenta ainda permite a análise dos interesses do seu público e a comparação do seu perfil com o dos concorrentes. Esses dados ajudarão a ver se as pessoas que seguem os dois perfis têm interesses parecidos ou não.
Por meio do Instagram Analytics, você consegue observar o número de impressões, o alcance de cada post, o número de seguidores, as visualizações do perfil e as publicações que geraram maior engajamento em um determinado período.
Trata-se de uma das principais ferramentas para redes sociais. O Analytics do YouTube possibilita a verificação do número de visualizações, likes e minutos assistidos de cada vídeo. Observe esses dados e descubra qual é o vídeo mais interessante que foi postado, como as pessoas chegam ao seu canal (se é, por exemplo, por pesquisa no Google ou Facebook) e quem é o público do canal.
O Google Analytics é uma ferramenta bem poderosa, que consegue, sozinha, fazer a mensuração de resultados dos seus sites e blogs em diversos aspectos. Depois de devidamente configurada, é capaz de monitorar a performance de cada página e saber bastante sobre as características e os hábitos do seu público.
Com o Google Analytics, você também pode ter uma ideia melhor a respeito da influência que as redes sociais têm no sucesso da sua página. Confira a sessão de links de referência e perceba que o sistema é capaz de informar quantos cliques do seu blog originaram-se no Facebook, Twitter e demais redes sociais.
Agora, quais são as métricas mais importantes a serem analisadas? Explicaremos, a seguir, sobre elas. Continue lendo!
O Retorno Sobre o Investimento (ROI) demonstra o quanto de receita sua empresa ganhou em relação ao que foi investido. Fazer o cálculo é muito simples. Basta seguir a fórmula:
ROI= (Receita-custo)/ (custo) x 100
Observe quantos leads geraram oportunidades de vendas ou compraram algum produto ou serviço da companhia. Essa informação dá uma visão sobre a eficiência da estratégia de marketing. Caso a taxa de conversão esteja baixa, você pode pensar em ações para qualificar os contatos ou atrair novos clientes, fazendo, por exemplo, o lançamento de promoções.
Além das duas métricas anteriores, é fundamental analisar outros dados que dizem respeito ao marketing do negócio. Entre eles estão a taxa de rejeição, o número de cliques na página, o tráfego do site e o descadastramento de disparo de e-mail marketing. Esses números mostram o quanto sua empresa consegue atrair visitantes e mantê-los engajados.
A sua mensuração de resultados não deve ser somente voltada para os números das suas próprias redes sociais. O ambiente digital é um grande agregador de conversas de todos os tipos, e você deve monitorá-las para captar oportunidades e insights inéditos para o seu negócio.
Para fazer isso, você pode utilizar uma ferramenta como o Scup. Nele, você configura uma lista de palavras que ele deve buscar. Depois, é possível conferir diversos posts em redes sociais e blogs que as mencionam. Você pode monitorar o nome da sua empresa, de algum produto, ou até mesmo dos seus concorrentes.
Não se esqueça de que, antes de começar o trabalho de mensuração de resultados, é preciso definir quais métricas você acompanhará — isso dependerá dos seus objetivos e estratégias — para, a partir daí, poder utilizar as ferramentas que se adequem à sua necessidade.
A ferramenta facilita a rotina de administrar os comentários, as mensagens e todas as formas de engajamento nas redes sociais da sua empresa. Ainda é possível agendar e publicar conteúdo, automatizando a tarefa.
A criação de hashtags conversacionais é útil para analisar o grau de engajamento das pessoas em relação aos produtos ou serviços desenvolvidos pela sua marca. Trata-se, portanto, de um dado fundamental para saber se as ações de marketing estão dando certo ou não.
Você está pronto para mensurar os seus resultados? Lembre-se de que isso deve ser feito de forma recorrente —de preferência mensalmente. Assim, é possível ter um acompanhamento com comparativos concretos.
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