_4 dicas para melhorar o atendimento ao cliente e vender mais

26 de dezembro de 2018
Mulher fazendo atendimento e usando notebook

Você sabia que melhorar o atendimento ao cliente pode aumentar consideravelmente as vendas da sua empresa? Isso acontece porque o esforço para disponibilizar o que seu consumidor deseja, precisa e procura nos momentos mais apropriados é recompensado com a elevação do nível de credibilidade, contentamento e fidelização.

Por isso, selecionamos 4 dicas para aperfeiçoar a qualidade do suporte oferecido pelo seu estabelecimento. Confira e coloque-as em prática hoje mesmo para conquistar o público desde o primeiro contato!

1. Saiba quem são os seus clientes

Conhecer as características gerais e as peculiaridades dos seus consumidores permite a realização de ações com direcionamento mais certeiro e atendimento personalizado. É importante entender quais as principais necessidades, o que os atraem e os levam à finalização das compras.

Para chegar a esses dados, invista no marketing digital (geração de leads), incentive feedbacks, faça pesquisas de satisfação periodicamente e, sempre que necessário, contrate empresas especializadas para traçar o perfil da sua clientela e criar estratégias de acordo com o resultado obtido.

2. Ofereça canais diretos de comunicação

Deixar que os consumidores tenham a sensação de estarem perdendo tempo é um dos maiores erros que uma empresa pode cometer. Isso aumenta a agressividade e o estresse — o que faz com o que cliente sinta-se insatisfeito mesmo que suas dúvidas e problemas sejam resolvidos.

Por isso, disponibilize meios de comunicação diretos online e offline, com o mínimo de intermediários e focados em user experience para facilitar o contato do cliente com o setor adequado e otimizar o tempo de atendimento.

3. Qualifique seus vendedores

Investir na capacitação dos colaboradores é essencial para melhorar as vendas. Afinal, funcionários bem preparados, atualizados com o mercado e alinhados com os valores e objetivos da empresa são mais firmes e tranquilos para abordar e atender pessoas diversas em qualquer situação, o que transmite segurança e confiança aos clientes.

Estimule a busca por qualificação externa, programe cursos periódicos para que o seu time de vendasconheça bem os produtos ou serviços ofertados e crie programas de incentivo para que eles se mantenham encorajados a obter bons resultados.

4. Avalie a qualidade do atendimento com métricas

Saber colher e analisar as informações resultantes do suporte ao cliente é fundamental para traçar planos de ação, aperfeiçoar processos, aprimorar as estratégias adotadas e melhorar o relacionamento da empresa com seu público-alvo. O acompanhamento das métricas permite, também, oferecer respostas mais eficientes às possíveis falhas e trabalhar com foco nos resultados.

Alguns dos dados operacionais, de qualidade e financeiros que podem ser observados para mensurar e qualificar o atendimento de uma organização são:

  • volume de requisições;
  • tempo médio de espera e resolução;
  • escalonamento das solicitações;
  • nível de satisfação dos clientes;
  • custos totais e receita gerada com os atendimentos;
  • mapeamento do autosserviço (FAQ, fóruns, tutoriais, etc.);
  • Net Promoter Score — NPS.

Melhorar o atendimento ao cliente é o primeiro passo para quem deseja aumentar suas vendas de maneira quantitativa e qualitativa. Afinal, a qualidade da prestação de serviços durante as transações comerciais está diretamente ligada ao grau de satisfação dos compradores.

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