5 dicas para lidar com reclamações de clientes nas redes sociais

11-06-19
5 dicas para lidar com reclamações de clientes nas redes sociais

A evolução do mundo digital proporciona diversas vantagens para as empresas. Uma delas é a proximidade que se conquista com o consumidor a cada dia. Com isso, cria-se um espaço para elogios e reclamações de clientes nas redes sociais.

É fundamental aprender a lidar com esses feedbacks, principalmente os negativos. Faça monitoramentos constantes do conteúdo postado nas mídias digitais, não deixe o usuário esperando demais e o responda educadamente o mais rápido possível. Além disso, capacite os profissionais responsáveis pelo atendimento da sua empresa.

Neste post vamos mostrar 5 dicas para lidar com reclamações de clientes nas redes sociais. Confira!

1. Ofereça conteúdos para desafogar o suporte

O conteúdo das postagens nas redes sociais corporativas são muito importantes para tirar dúvidas e informar os clientes. Procure publicar posts com informações relevantes para desafogar o suporte. Essas publicações devem servir para tirar dúvidas dos consumidores e fazer com que eles não fiquem insatisfeitos.

Explicar o funcionamento da empresa, as vantagens de se adquirir um produto e os benefícios que um serviço proporciona são exemplos de informações que podem estar nos posts. Procure transmitir um conteúdo claro, objetivo e criativo ao cliente.

2. Monitore as redes sociais

No momento de gerenciar crises ou lidar com reclamações é fundamental que a empresa tenha posse de alguns dados das redes sociais. A automatização do monitoramento das mídias digitais pode ser feita por meio de plataformas que permitem categorizar comentários nos perfis dos concorrentes, analisar contextos e integrar CRM.

3. Defina as personas para a empresa

Conhecer o seu público-alvo e definir uma persona para a sua empresa pode ser uma estratégia essencial para escolher bem o tipo de resposta que você dará ao cliente.  Com uma persona definida fica mais fácil fazer um atendimento personalizado, dar um retorno correto para o consumidor e saber como reagir às reclamações.

4. Responda o mais rápido possível

É fundamental ficar atento aos comentários dos clientes nas redes sociais para que a sua resposta seja dada o mais rápido possível. Caso você tenha uma solução, o feedback imediato por ter maior eficácia. Com um problema que você ainda não sabe a resposta, opte pela sinceridade e mostre que fará um esforço para solucionar tudo.

5. Proporcione capacitação ao atendimento

Não adianta organizar e planejar ótimas estratégias para cuidar do relacionamento com o cliente se os funcionários responsáveis não estão capacitados. Promova treinamentos para que as equipes saibam como agir em todos os tipos de situações. Reclamações são inevitáveis, mas um bom atendimento é obrigação.

Toda empresa precisa tomar medidas para que a comunicação com o consumidor seja feita de maneira clara e objetiva. O primeiro passo para evitar reclamações de clientes nas redes sociais é proporcionar um produto ou serviço de qualidade e de maneira bem planejada. Ofereça conteúdos informativos em todas as mídias digitais, conheça a sua persona e melhore a capacitação do atendimento para aumentar a satisfação do cliente.

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