5 problemas que sua empresa pode evitar fazendo a gestão da marca (branding)

17-05-21
5 problemas que sua empresa pode evitar fazendo a gestão da marca (branding)

A gestão de marca é fundamental para destacar empresas nos mais diversos segmentos de mercado. Para a área de tecnologia, que normalmente conta com novos empreendimentos e soluções em uma velocidade muito grande, essa estratégia é ainda mais importante. Afinal, com o planejamento certo, você facilita o processo para se transformar em uma referência na sua área de atuação.

Neste artigo, apresentaremos 5 situações que sua empresa pode contornar com um trabalho bem feito na gestão da marca, fazendo com que seus serviços sejam reconhecidos e tenham valor agregado. Boa leitura!

1. Reposicionamento da marca no mercado

Em vários segmentos, é comum que uma empresa perceba que suas soluções não estão exatamente alinhadas com os desejos e as necessidades do público. Na área de tecnologia, isso é ainda mais frequente, fazendo com que os negócios pivotem seu modelo e o mix de produtos e serviços.

Com um trabalho bem feito da gestão da marca, fica ainda mais fácil fazer o reposicionamento, aproveitando as qualidades já trabalhadas até então e introduzindo as novas diretrizes para o trabalho.

2. Destaque para novos produtos

Uma das grandes vantagens de ter uma boa experiência do consumidor com a marca é apresentar novas linhas de trabalho, softwares, aplicativos e outras soluções para o público. Por exemplo: se a sua empresa já se destaca pela segurança oferecida aos usuários e pela qualidade dos softwares, caso você ofereça novos serviços para o público, automaticamente a imagem que eles têm será redirecionada para seus lançamentos.

3. Otimização do relacionamento com os clientes e prospects

Outro ponto fundamental para qualquer empresa, mas que ganha destaque no setor de tecnologia, é o relacionamento com o cliente. Diferentemente do modelo de venda de produtos, as empresas de TI tendem a oferecer uma venda de modo recorrente, em que se fecha um contrato e o cliente paga a cada ciclo (seja mensal, trimestral ou anual).

Assim, é importante que a marca seja forte no mercado, aumentando o nível de satisfação do consumidor e também o tempo de duração dos contratos. Em outras palavras, a gestão da marca é fundamental para aumentar a retenção de clientes e impulsionar o faturamento da empresa.

4. Reforço de valores e princípios

Da mesma forma que o relacionamento com o cliente é altamente lucrativo para a empresa, fechar novos contratos é também muito importante. Imagine que está em busca de uma fintech para abrir uma conta digital para a sua empresa.

Você escolheria marcas que já são conhecidas no mercado, como o Banco Inter ou o Nubank, ou a instituição financeira XYZ? A gestão da marca ajuda seu negócio a se destacar no mercado e aumenta as chances de conversão, acelerando as vendas.

5. Aumento da identificação com o propósito da marca

Esse ganho é importante não apenas para destacar sua empresa para o público externo, como também para fazer um alinhamento com o interno. A gestão da marca ajuda seu time a entender quais são os objetivos da empresa, como ela funciona e o que preza, aumentando significativamente a qualidade do contato com sua audiência.

Gostou de saber mais sobre o impacto de uma boa gestão da marca para seu negócio? Para alcançar esses resultados, é fundamental contar com uma agência de marketing de qualidade. A Atratis, por exemplo, trabalha de maneira focada com seus clientes, desenvolvendo um estudo de segmento e da concorrência, definindo a persona e criando uma linha visual marcante, além de oferecer um dos principais diferenciais para uma empresa de TI: a inovação.

Se você quer saber como seu negócio pode se destacar no mercado com uma boa gestão da marca, então entre em contato com a gente. Teremos o maior prazer em entender as especificidades da sua empresa para fazer o melhor posicionamento dela!

 

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