Como criar calendário de campanha de marketing digital para o ano que vem?

21-05-19
Como criar calendário de campanha de marketing digital para o ano que vem?

O final do ano se aproxima, mas o planejamento do próximo já precisa ser pensado se você quer ter campanhas de marketing digital bem-sucedidas. Essa é a sua prioridade? Quando esse trabalho é bem elaborado e engaja toda a empresa, o trabalho é maior, mas o resultado vale a pena.

Nesse sentido, o primeiro passo para o sucesso é estar com o calendário editorial em dia, seguido de um planejamento bem-feito. Quem não quer uma campanha positiva sendo falada nas redes sociais e compartilhada organicamente?

Então, continue a leitura e saiba agora mesmo como criar uma campanha de marketing digital efetiva!

Quais datas usar?

Praticamente todo mês tem uma data que pode ser comemorada ou servir de gancho para uma boa campanha, mas será que é preciso participar de todas elas?

Estude o calendário e analise quais delas se encaixam melhor com o segmento da sua empresa. A partir disso selecione as que mais trariam engajamento e visibilidade para a marca, mas não esqueça daquelas curingas como a Black Friday, por exemplo.

Nem todas elas merecem o mesmo volume de investimento, algumas podem ser menores do que outras, assim como nem todas precisam ser grandes. É possível fazer ao longo do ano algumas menores e outras maiores, o que importa é a qualidade delas.

O calendário faz parte de uma estratégia bem definida de uma agência de marketing digital. É com base nele que a equipe vai conseguir planejar quais datas merecem mais atenção e demandam maior programação para ser executada.

Com o objetivo de escolher os melhores períodos, você pode usar o Google Calendar que já conta com as datas comemorativas mais importantes. Entre as que mais engajam está as que envolvem profissões, o que facilita a criação de pequenas campanhas parabenizando seus clientes.

A criatividade vai depender do que se encaixa melhor com o segmento da sua empresa, não crie campanhas só porque seus concorrentes estão fazendo, pois algumas delas podem ter relação com os clientes que eles atendem, mas que não combinam com os seus.

O que fazer para criar um calendário de campanha de marketing digital eficiente?

Tenha um planejamento

Após a escolha das datas que vão servir de campanhas para a empresa chegou a hora do planejamento de ações. Esse momento pode parecer tedioso, mas é com base nele que você vai conseguir criar toda a campanha sem erros.

Estude a data e quanto tempo você tem até o dia da apresentação final. A partir daí é que se determina qual tamanho ela vai ter e quantas pessoas vai precisar para que a campanha de marketing digital seja um sucesso. Envolva essas pessoas logo no início da programação, isso facilitará as demandas para todos.

Você pode incluir no planejamento a ferramenta Trello, na qual se cria uma equipe e ainda pode dividir as tarefas e acompanhar o andamento de cada uma delas.

Defina objetivos

Definir os objetivos de cada campanha é essencial para que a equipe engajada no processo saiba como executar para atingi-los. Métricas e KPI’S devem estar alinhados com a meta. Aqui também deve ser incluído os prazos em cada parte da campanha a ser feita.

Os objetivos andam junto com o planejamento em que vai ser documentado tudo que é preciso para uma boa realização de campanha. Portanto, analise as campanhas anteriores e veja o que deu errado para não repetir o mesmo erro no próximo ano.

Conheça o público

Muito antes de ter uma ideia fechada sobre a campanha é preciso fazer um estudo de público, saber com quem interagir, quem vai receber sua mensagem e como falar, de acordo com o perfil de público definido.

Seu público tem interesse nessa data de campanha que a sua empresa quer fazer? Esse assunto é adequado para ele? Estudar seu público é fundamental para resultados positivos de campanha.

Faça uma análise de mercado e conclua se o seu cliente ficaria satisfeito em receber o conteúdo elaborado. De nada adianta falar se o seu público-alvo não vai se interessar pelo que será exposto.

Engaje a equipe

Para que uma campanha de marketing seja um sucesso é preciso também contar com uma boa equipe e, principalmente, uma equipe engajada com a tarefa. Alinhar os objetivos junto com os colaboradores e se certificar de que todos estão caminhando para o mesmo resultado vai tornar a sua ação menos dura de ser aplicada.

Tenha certeza de que todos estão satisfeitos com as suas funções e resultados de seus trabalhos durante o andamento do projeto e assim não tenha surpresas desagradáveis ao final da campanha.

Converse com sua equipe, peça ideias, solicite ajuda, delegue tarefas em dupla ou em grupo sempre que possível, e torne o ambiente o mais agradável possível para que todos trabalhem animados.

O ambiente alegre e adequado em conjunto torna qualquer trabalho mais fácil, sem contar que muitas mentes criativas juntas podem trazer excelentes resultados.

Monitore os resultados

Não basta ter todo o planejamento de uma campanha de marketing bem feito e ele andando conforme o cronograma se não há mensuração dos resultados. Definir as ferramentas de medir isso vai facilitar na hora de fazer relatórios dessa ação e a verificação prévia pode ajudar você a minimizar falhas ao longo do projeto.

Defina o orçamento

Esse momento pode ser o mais delicado no setor de marketing ao ter que justificar os orçamentos das campanhas, mas com um planejamento bem definido esse momento vai ficar mais fácil.

Portanto, inclua no planejamento todos os gastos que cada campanha vai ter e se organize em usar aquele valor pré-definido. Aqui você precisa pensar em todos os serviços que vai precisar contratar para criar a campanha que programou com a sua equipe.

Fazer mensuração de ROI das campanhas anteriores com o objetivo ter melhores resultados nas próximas também mostra que você está alinhada com o planejamento das campanhas.

Essas dicas valem para todo tamanho de campanha de marketing digital, pois o planejamento é essencial para que dê certo e ao usar um calendário você também já está programando trabalhos futuros.

Ações bem-sucedidas merecem total atenção e muito conhecimento. Precisando de ajuda para ter mais resultados em suas campanhas? Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar com isso.

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