_Conheça 4 ferramentas que ajudam na aquisição de leads

5 de dezembro de 2018
Pessoas se cumprimentando com aperto de mão

Gerar novas oportunidades de venda é tão importante quanto saber aproveitá-las e uma ótima forma de fazer isso é através da captação de leads — o que, a grosso modo, é o acesso a dados de contato relacionadas a um cliente em potencial.

Seja com nome, número de telefone, endereço ou e-mail, o importante é que haja informações suficientes para viabilizar uma oferta de venda. Entretanto, nem todo mundo conhece estratégias eficientes para se aproveitar dessas oportunidades.

Pensando nisso, mostraremos aqui 4 ferramentas de aquisição de leads que podem beneficiar sua empresa e aumentar suas vendas. Confira!

1. Bots

Os bots nada mais são que robôs virtuais programados para executar certas tarefas em sites, aplicativos ou plataformas. No caso da geração de leads, eles são parceiros extremamente eficazes. Afinal, são capazes de atuar em larga escala e potencializar uma estratégia comercial.

Entre as funções que um chatbot pode realizar está a de se aproveitar do contexto de comunicação com um cliente já interessado em seus produtos para fazer uma oferta ou dar informações sobre aquele item. Eles podem ainda coletar dados dos visitantes para futuras ações de marketing.

Consequentemente, eles colaboram para a implementação de um fluxo segmentado de conversação. De acordo com suas interações com o público, eles captam informações para direcionar as campanhas.

Em uma loja virtual, por exemplo, eles podem perguntar quais produtos o cliente tem preferência e redirecionar a resposta para o sistema de e-mail marketing.

2. Redes sociais

Atualmente, as redes sociais são as principais ferramentas de geração e aquisição de leads. Isso acontece porque elas alcançam uma quantidade gigantesca de pessoas dos mais variados perfis de consumidor. O resultado é um ambiente extremamente fértil para o aproveitamento de oportunidades.

Na prática, você pode definir o perfil de cliente que você busca, criar páginas que sejam do interesse desse público e gerar meios de interação com a produção de conteúdo. Além de alcançar resultados orgânicos — ou seja, não pagos —, você impulsionará suas ações para alcançar uma rede maior de clientes em potencial.

Ofertas de free trial (experimentação gratuita) são exemplos de ações que costumam dar resultado nesse meio. Facebook, Instagram e Twitter estão entre as principais redes sociais para atuação no Brasil.

3. Blogs

O blog também se destaca como uma importante ferramenta para aquisição de leads. Nele, é possível gerar um fluxo de marketing de conteúdo e oferecer algo gratuito — conhecimento técnico, ajuda, informações — em troca de uma interação breve ou prolongada com o público interessado.

O resultado é o desenvolvimento de uma credibilidade com seus clientes em potencial, além da possibilidade de acessar informações de contato por meio de newsletter e outros tipos de cadastros.

4. Landing Pages

Ainda não muito conhecidas por muitos empresários e gestores, as landing pages vêm crescendo no mercado brasileiro. De um modo simplificado, elas são páginas criadas com objetivos específicos, geralmente direcionados ao inbound marketing.

O funcionamento é simples: sua empresa oferece um tipo de conteúdo relevante para certo público — e-books, por exemplo — e em troca recebe alguns dados cadastrais de quem faz o acesso. O mais importante é que haja um estudo prévio para identificar que tipo de conteúdo poderá gerar mais leads.

O processo de aquisição é um resultado natural nessa prática. O melhor é que, assim como as outras ferramentas citadas anteriormente, as landing pages têm um custo relacionado extremamente acessível, o que tende a oferecer um retorno maior.

Como você pode perceber, é possível utilizar estratégias de marketing com eficiência no mundo digital. Invista já em ferramentas de aquisição de leads e crie novas oportunidades para sua empresa!

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