As relações sociais mudaram bastante nos últimos anos. E muito do que se transformou está relacionado à transformação digital. Com isso, o mercado se deparou com mudanças também nos relacionamentos entre as empresas e os clientes.
Esse fenômeno é conhecido como empoderamento do consumidor. Ou seja, cada vez mais o cliente tem um impacto nas decisões das empresas. Se antes ele buscava uma solução para algum problema, agora as organizações disputam a atenção dele.
Para que você entenda o que é o empoderamento do consumidor e como isso impacta nas ações da sua empresa, preparamos este post completo. Ao final, ficará evidente a importância de pensar em estratégias online para que o seu negócio conquiste resultados cada vez melhores. Confira!
O poder de decisão do cliente é cada vez maior. Atualmente, basta uma opinião negativa nas redes sociais para que a sua empresa precise lidar com uma onda de reclamações, por exemplo. Com o empoderamento do consumidor, a tendência é que ele, cada vez mais, tenha razão.
Antes de realizar uma compra — seja on ou offline —, o usuário pode pesquisar na internet referências, comentários, concorrentes; enfim, fazer uma busca completa.
No passado, era fácil esconder as opiniões negativas dos consumidores. Agora, com o fortalecimento e a variedade dos canais digitais existentes, é preciso buscar ao máximo maneiras de atender aos desejos e às demandas dos clientes, buscando sempre oferecer a melhor experiência possível ao usuário.
O primeiro passo para as empresas que querem acompanhar e agradar esse novo perfil de consumidor é investir cada vez mais nos canais digitais. Permitir que o cliente entre em contato com a empresa facilmente e responder rapidamente dúvidas, críticas e elogios.
A presença digital passou a ser uma obrigatoriedade para qualquer negócio que busque o sucesso. Por maior que seja a qualidade dos produtos vendidos ou o preço ofertado, sem um site pensado para o usuário, que seja responsivo e funcional, a tendência é que os seus resultados não sejam satisfatórios.
Portanto, invista na experiência do usuário e busque oferecer um atendimento cada vez mais personalizado. Analisar e estudar o perfil do consumidor, hoje, é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Assim, as suas ações se tornam mais efetivas, gerando números positivos ao final de cada mês.
De acordo com uma pesquisa da Criteo, 79% dos brasileiros utilizam canais on e offline durante a jornada de compra. Ou seja, antes de comprar uma blusa em uma loja perto do trabalho, o cliente, no mínimo, buscará referências na internet.
Da mesma forma que você oferece uma experiência positiva em sua loja física, deve pensar no mundo virtual. Segundo informações do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 33% dos usuários realizam suas compras por meio de dispositivos móveis — smartphones ou tablets. Ou seja, garantir que o seu consumidor possa comprar por meio desses aparelhos é essencial.
Por isso, investir em estratégias online é cada vez mais fundamental não só para o sucesso da sua empresa, mas também para a sobrevivência dela. Utilizar as diferentes ferramentas e estratégias digitais disponíveis no mercado é essencial para garantir que o empoderamento do consumidor não gere prejuízos ao seu negócio.
Agora que você já sabe o que é o empoderamento do consumidor e o que fazer para atender aos desejos e às demandas desse novo perfil de cliente, que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para que outras pessoas também fiquem por dentro?