Inbound Marketing para escolas: entenda com funciona

07-08-24
Inbound Marketing para escolas: entenda com funciona

O Inbound Marketing para escolas é uma boa estratégia para atrair mais alunos. Afinal, permite construir um relacionamento mais orgânico, levando a conversão por meio do encantamento. Assim, é um formato que agrada e ainda gera resultados.

Nesse contexto, o conteúdo está no centro das ações como ferramenta para chamar a atenção e educar o lead sobre suas necessidades, bem como para as alternativas disponíveis até apresentar os diferenciais da instituição de ensino.

Entenda melhor como essa proposta funciona!

Como funciona o Inbound Marketing no contexto educacional?

Inbound Marketing para escolas envolve aplicar essa técnica no nicho educacional. Seu objetivo é aumentar o número de matrículas e, ao mesmo tempo, responder dúvidas comuns que afastam possíveis clientes nesse segmento.

Usada essencialmente no meio digital, essa estratégia de comunicação busca tanto atrair quanto converter potenciais consumidores a partir de fluxos de nutrição — compostos de conteúdos, SEO e redes sociais. A ideia é que a continuidade, o encantamento e o engajamento impulsionem sua progressão na jornada de compra.

Esse formato se encaixa muito bem nas necessidades das escolas na hora de realizar sua publicidade. Isso porque os modelos tradicionais de propaganda, mais persuasivos e até agressivos, não condizem com as imagens geralmente associadas a essas instituições.

Ou seja, está alinhado à ideia de que escola e estudante precisam construir um relacionamento duradouro para que a prestação de serviços ocorra. Mais que isso, possibilita transmitir os detalhes do modelo pedagógico de modo claro e positivo.

Em quais formatos aplicar o Inbound Marketing para escolas?

Se o conteúdo é central para que o Inbound Marketing se desenvolva, alguns formatos são mais indicados para as estratégias publicitárias de escolas, principalmente:

  • E-books: possibilitam abordar tópicos relevantes com profundidade, a fim de transmitir segurança e autoridade a pais, responsáveis ou estudantes;
  • Infográficos: objetivos e altamente visuais, permitem o rápido entendimento de conceitos ou a identificação de informações;
  • Conteúdos em audiovisual: como webinars, tutoriais ou podcasts, que o público mais jovem prefere, por permitirem interação e dinamismo;
  • Posts nas redes sociais: ideais para o começo da jornada de nutrição, servem ainda para engajamento e comunicação direta;
  • Artigos de blog otimizados para SEO: não só ajudam a elevar o tráfego do site, como respondem a dúvidas para educar e amadurecer a decisão do lead.

Como usar a estratégia com foco em captação e retenção de alunos?

O Inbound Marketing para escolas deve seguir a estrutura geral dessa estratégia: da atração à retenção. A primeira busca que o público-alvo chegue aos canais de comunicação, iniciando a jornada a partir da identificação entre o que os conteúdos propõem e suas necessidades.

Já a segunda tem o objetivo de manter esse relacionamento após o fechamento do contrato, assegurando a continuidade do vínculo no caso de instituições de ensino. Tanto para um quanto para outro, vale investir em algumas ações:

  • Priorizar conteúdo relevante e de qualidade, que agregue valor enquanto responde às demandas do lead;
  • Colocar a persona em foco, principalmente porque questões demográficas são essenciais na segmentação nesse setor;
  • Prestar atenção nas tendências e na concorrência para se atualizar constantemente sobre o mercado educacional.

Como estratégia de atração e retenção, o Inbound Marketing para escolas tem diversas vantagens. Afinal, aproveita a demanda de pais, responsáveis e alunos por informações para construir um relacionamento que os leva pela jornada até a decisão.

E para obter uma consultoria personalizada, o ideal é contar com a ajuda de uma agência especializada e com experiência na aplicação de Inbound Marketing para escolas, como a Atratis. Entre em contato conosco clicando aqui!

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