_Indicadores de marketing digital: sua empresa está indo bem no online?

21 de novembro de 2019

Acompanhar a sua reputação e o posicionamento de mercado que sua marca conquistou ao criar domínios nos ambientes virtuais é uma importante tarefa que pode ser feita com os indicadores de marketing digital. Afinal, ao longo de tantas novidades e tendências, é essencial saber o status do seu processo de evolução nos principais canais de comunicação online.

Esse cuidado deve fazer parte das suas tarefas correspondentes ao setor. Pois, em se tratando da valorização da sua presença digital, é preciso entender e lidar com algumas ferramentas que mantêm a qualidade dos serviços prestados e facilitam a conversão de usuários em clientes. Logo, é necessário controlar e analisar certos indícios para o sucesso do seu negócio.

Nos tópicos abaixo, mostraremos alguns indicativos que têm o intuito de medir o desempenho da sua empresa e como você pode usá-los na sua rotina de trabalho. Continue conosco até o fim e tenha uma boa leitura!

A importância dos KPIs

O Key Performance Indicator (KPI) é, como o próprio nome diz, um indicador-chave de performance. Funciona para mensurar a intensidade de alguma ação ou conjunto de ações na percepção das pessoas que a sua empresa deseja atingir. Eles precisam estar alinhados com os objetivos propostos em seu planejamento estratégico e servir de parâmetro em momentos de tomada de decisões.

Cada um deles tem a sua utilidade e cabe à marca decidir quais ajudarão a concretizar as metas e aumentar o alcance do seu empreendimento na web. Taxa de rejeição, número de visitas, custo por lead, tráfego da página ou do blog, preço médio de compra no seu site, entre outros indicadores de marketing digital.

Os principais indicadores de desempenho

O interessante de trabalhar com indicadores de marketing digital é que eles servem de inspiração para você e sua equipe superarem os números conquistados até então e estudarem possibilidades de aumentar essa quantidade por meio de estratégias mais focadas e efetivas.

Tudo depende muito dos propósitos da empresa e do que se pode conquistar com cada indicador. Para explorar alguns deles e facilitar o seu processo de escolha, listamos as principais categorias que trarão informações relevantes e necessárias. Veja a seguir!

Indicadores de custo

O CAC (Custo de Aquisição de Clientes) tem a intenção de mostrar o resultado matemático de todos os esforços que o departamento de vendas e de marketing realizaram a fim de conquistar os clientes. Isso inclui desde a comissão dos vendedores até o investimento em um software que facilita uma forma de relacionamento dinâmico.

Já o CPC (Custo por Clique) é o que resulta do cálculo da aplicação despendida com o intuito de os usuários clicarem nos seus posts patrocinados ou nos anúncios online da sua marca. Há também o CPL (Custo por Lead) que são os gastos feitos com aquelas pessoas que demonstraram interesse em adquirir os produtos e serviços do seu empreendimento. Os cálculos podem ser feitos seguindo as fórmulas abaixo:

  • CAC = investimentos para aquisição de clientes / clientes conquistados no período
  • CPC = custo da mídia paga / número de cliques
  • CPL = valor gasto em uma determinada ação de marketing / número de pessoas interessadas

Indicadores de alcance, SEO e branding digital

O alcance diz respeito ao número de pessoas que serão atingidas com alguma atividade que você faz nos ambientes virtuais. Isso precisa ser analisado de modo a colaborar com um indicador de marketing digital muito importante para aqueles que têm um blog: origem do tráfego. Afinal, é essencial saber de onde vêm os acessos uma vez que suas ações são baseadas na atração de clientes.

O SEO é uma técnica que otimiza a posição em que o seu site fica toda vez que um usuário busca por algo relacionado ao seu segmento. Logo, os indicadores que mostram o tempo de navegação no site e a quantidade de visitantes que o acessaram por meio de dispositivos móveis ajudarão a melhorar o conteúdo dos seus artigos com a finalidade de fazer essas pessoas permanecerem por mais tempo na página e a optar por um design responsivo.

Já o branding digital é um conjunto de técnicas que fazem com que sua marca se diferencie da concorrência. O que possibilitará esse acontecimento é a maneira como os anúncios e campanhas são evidenciados nos principais lugares em que seu público se encontra. Assim, acompanhar a taxa de cliques é primordial na obtenção do seu sucesso.

Indicadores de conversão

A conversão é quando o usuário toma uma atitude que muda seu status diante da empresa. Ele passa a ser um lead ou torna-se um cliente. Logo, é preciso ficar atento a essa taxa que poderá ser calculada seguindo as diretrizes da fórmula abaixo:

  • taxa de conversão = (número de visitantes do seu site / número de visitantes que realizaram a ação em questão) x 100

Aliado a ela, o LFT (Valor do Tempo de Vida do Cliente) é um dos indicadores de marketing digital de alta importância em um empreendimento. Ele mostra o custo que um cliente entrega ao longo da sua relação com ela. Seu cálculo pode ser feito da seguinte forma:

  • LTV = ticket médio x tempo médio de relacionamento dos clientes

A importância do Google Analytics nos indicadores de marketing digital

Além dos indicadores de marketing digital, apresentados em cada uma das categorias, sua empresa poderá contar com uma ferramenta bastante útil (e gratuita) que dispõe de informações como a localização do usuário, páginas que recebem uma maior visitação e qual palavra-chave leva uma pessoa até o seu site. Ela é o Google Analytics.

Por ele, é possível ter uma ideia de quanto o seu negócio está se expandindo na web ou no que ele pode melhorar para conquistar números melhores. É uma maneira de manter o controle e crescer conforme os investimentos que estão sendo feitos com o objetivo de alcançar o seu público.

Como você percebeu ao longo deste artigo, os indicadores de marketing digital trarão uma percepção real do seu negócio e motivarão você e sua equipe a se esforçar para otimizar seus resultados. Logo, comece a escolher os mais indicados para melhorar a experiência do usuário e aumentar suas vendas.

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