_O que é conteúdo gerado pelo usuário e como aproveitar a tendência?

28 de maio de 2019
Usuário

O conteúdo gerado pelo usuário, também denominado como CGU, é qualquer tipo de mídia —comentários, vídeos, fotos, tweets, publicações — que o consumidor produz sobre o seu produto, serviço ou marca. Esse conteúdo pode ser gerado de forma voluntária ou incentivado pela empresa em questão.

Aumentar o engajamento com o cliente é um grande desafio para as empresas. Por isso, deve-se levar em consideração os feedbacks e opiniões dadas pelos consumidores.

Neste post, vamos listar alguns motivos para você aproveitar e utilizar esta tendência a favor da sua empresa. Confira!

Prova Social

A opinião de um cliente que já consumiu certo produto é muito importante no momento da compra. Os consumidores se baseiam muito na experiência que outros usuários tiveram com um serviço. Por isso, esse tipo de conteúdo gera mais credibilidade e confiança.

Uma pessoa que pretende comprar um produto vai levar mais em consideração a opinião de outro consumidor do que a da própria marca. A participação desses usuários gera uma sensação de proximidade com possíveis novos clientes.

Baixo custo

Esse tipo de conteúdo não requer um investimento alto. Quase sempre as pessoas vão gerar opiniões e comentários sobre um produto e serviço, sejam eles negativos ou positivos. As CGUs são interações completamente espontâneas, onde você, muitas vezes, não possui controle.

Ajuda na definição da persona

persona pode ser definida como a representação fictícia do cliente ideal da sua empresa. Saber quem é o seu público ajudará a criar campanhas, ações e alinhar produtos de maneira mais personalizada.

Os conteúdos gerados pelo usuário são uma ótima oportunidade de aprimorar o conhecimento sobre a persona. Interagir com seu consumidor real e prestar atenção no que ele tem a dizer é fundamental para o sucesso dos negócios.

Fonte de ideias

Os comentários e retornos dos consumidores são ótimas fontes de pautas para os seus materiais. Muitas empresas captam as mensagens dos clientes e as transformam em novas ideias e produtos. Essa fonte de ideias deve ser levada em consideração porque é um conteúdo criado especificamente pelo seu público-alvo.

Ajuda a popularizar sua marca

Quando os seus próprios consumidores fazem a divulgação do seu produto ou serviço, a confiança e popularidade da sua empresa aumentam consideravelmente. Ter um espaço destinado a conteúdos gerados pelo usuário é uma ótima maneira de ajudar a construir uma maior identificação com o cliente.

Faça um controle dessa seção para que não haja nenhum comentário ou fotos inapropriadas. A partir do momento no qual as pessoas começam a compartilhar seus comentários e fotos no espaço, faz-se uma divulgação espontânea da sua marca.

Utilizar o conteúdo gerado pelo usuário a seu favor é fundamental para conhecer o seu público-alvo e alinhar serviços e ações. Isto pode ser aproveitado por meio de avaliações, depoimentos, elogios, críticas e até fotos. É possível integrar ao seu site ou blog uma seção de comentários e feedback, para interagir com seus clientes e aproveitar as CGUs da melhor maneira.

E aí, curtiu o post? Então leia, agora mesmo, o texto “Criação de conteúdo: 9 erros que destroem o tráfego do seu blog” e se torne um especialista no assunto!

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