_Quais sãos as principais tendências de redes sociais para 2019? Veja aqui!

23 de maio de 2019
Redes Sociais

O mundo digital evolui a todo momento e é fundamental investir em novos conhecimentos sobre as redes sociais, pois essa é uma das principais estratégias para atrair novos clientes para sua empresa. Ou seja: não ficar por dentro das novidades pode resultar em um fracasso digital dos seus negócios e, consequentemente, em um fracasso nas vendas e na comunicação.

Elaboramos este post para mostrar algumas tendências de redes sociais que você precisa estar de olho para melhorar o posicionamento da sua empresa em 2019. Confira!

Influenciadores digitais

Os influenciadores digitais são indivíduos que exercem grande impacto e influência nas pessoas por meio das redes sociais. Os “digital influencers” conquistaram seu espaço na divulgação de marcas e nos lançamentos de produtos e promoções, tornando-se uma grande tendência para 2019.

O uso dessa estratégia com influenciadores já é feito há alguns anos, mas tem tudo para evoluir no próximo ano, porque as marcas pretendem fazer parcerias não só com pessoas famosas, mas também com micro influenciadores, que são pessoas com um número menor de seguidores, mas grande relevância em um nicho de mercado específico.

Feed cronológico

O pedido da volta do feed cronológico nas redes sociais talvez seja o mais famoso entre os usuários. A ordem de como as publicações de seus seguidores aparecem para você sofreu uma mudança há alguns anos e gerou grande insatisfação.

Essas alterações no algoritmo se popularizaram porque as plataformas estão se esforçando para entender o que é mais importante para os usuários. Os algoritmos levam em consideração fatores como os assuntos que mais despertam interesse ou as pessoas que mais interagem com você.

Por enquanto, o Twitter foi a única rede social que mostrou-se disposta a voltar com o feed cronológico. As mudanças estão para ocorrer em sua timeline, dando o controle aos usuários. Caso isso ocorra, outras redes sociais como Instagram e Facebook podem seguir a tendência.

Conteúdo gerado pelo usuário

O conteúdo gerado pelo usuário, também conhecido como UGC, é qualquer tipo de mídia – comentários, vídeos, fotos, tweets, publicações – que o consumidor produz sobre o seu produto, serviço ou marca. Esse conteúdo pode ser gerado de forma voluntária ou incentivado pela empresa em questão.

É um conceito parecido com o buzz (conhecimento popularmente como boca-a-boca), porém adaptado para o mundo digital, em que uma pessoa utiliza certo produto ou serviço e o elogia para seus amigos e conhecidos. É uma estratégia inserida no marketing digital que vai ser uma tendência nas redes sociais para 2019.

As UGCs são benéficas para o seu negócio porque é algo que demanda um investimento muito baixo, além de ajudar na definição da persona da sua empresa, de auxiliar a popularizá-la e servir como uma fonte de ideias para pautas por meio da opinião dos consumidores.

Social Listening

Esta tendência pode ser definida como o uso de uma plataforma para “espiar” todas as conversas públicas sobre a sua marca nas redes sociais ou em qualquer outra plataforma disponível na internet. Entretanto, é preciso deixar claro que esta estratégia não utiliza a privacidade para divulgar seus negócios.

O social listening baseia-se no uso de palavras-chave na internet para localizar a sua empresa sempre que alguém mencioná-las. Por meio desse procedimento você pode gerenciar crises, abordar as queixas dos clientes, obter feedback, informar sobre seus produtos, entender o perfil do seu público, aprender sobre seus pontos fortes e fracos, entre outras vantagens.

Vídeos curtos

A utilização de vídeos nas redes sociais está longe de ser uma novidade. Porém, as marcas estão se adaptando para usar essa estratégia da melhor maneira. Com a quantidade enorme de conteúdo em vídeo na internet atualmente, a capacidade de atenção dos usuários está cada vez mais curta.

Pensando nisso, as marcas estão utilizando vídeos curtos, com duração de até dez segundos, que tenham um conteúdo interessante e que chame a atenção dos clientes. Essa tendência vai dominar o mercado das redes sociais em 2019 e muitas vezes não vamos conseguir fugir dos anúncios devido ao tempo curto dos vídeos.

Apesar das vantagens desses vídeos, dependendo da qualidade dos seus conteúdos o valor pode sair alto. Muitas empresas estão criando pequenos clipes e, como já perceberam que isso é uma tendência, podem cobrar um valor bem alto. Caso não queira, você pode pegar o seu celular e criar a sua própria campanha.

Inserção dos chatbots

Os chatbots são softwares que simulam uma conversa humana em um chat. Para melhorar a definição, podemos dizer que é um robô que conversa com os usuários por meio de um sistema, que pode ser uma rede social, um site ou um blog.

Seu principal objetivo é fazer um atendimento ao cliente de uma maneira que eles tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa pelo computador. Além disso, os chatbots estão sendo utilizados nas redes sociais para acelerar as respostas quando um possível consumidor entra em contato e são uma grande tendência nas mídias digitais para 2019.

Além de atendimento, alguns bancos têm um mecanismo que permite que seus clientes façam transações financeiras por meio do Messenger, o chat do Facebook.

Stories

Os stories são publicações que o usuário faz e ficam presentes em sua rede social por 24 horas. Eles estão presentes no Instagram e no Facebook. Apesar de ser algo muito utilizado para conteúdos divertidos e de entretenimento entre as pessoas, as marcas já enxergaram nessa estratégia uma tendência para os seus negócios, pois traz diversas oportunidades ao criar o que é chamado de “senso de urgência”. Também é uma ótima ferramenta para se fazer sorteios e propagandas.

Percebeu como é fundamental ficar atualizado sobre as tendências de redes sociais para 2019? Por meio dessas novidades a sua empresa tem tudo para se diferenciar no mercado, além de servirem como ferramenta de gerenciamento para os negócios. Investir nelas ajudará a se organizar melhor no mundo digital e a ser mais competitivo na corrida com os concorrentes.

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