Redes sociais: 3 ferramentas ideais para medir seus resultados!

11-01-17
Redes sociais: 3 ferramentas ideais para medir seus resultados!

Um dos principais pontos positivos do marketing digital é a possibilidade de medir os resultados. Isso porque as ferramentas para redes sociais podem fornecer  informações precisas ao seu alcance.

Com o avanço contínuo da tecnologia e das tendências de marketing digital, hoje em dia é possível monitorar diversos aspectos da performance do seu trabalho online. Entre eles, a base de público, quais publicações têm mais e menos sucesso e de onde vem a maioria do seu tráfego.

Veja, a seguir, quais ferramentas utilizar para os vários tipos de mensuração de resultados que são possíveis na internet.

1. Mensuração de resultados nas redes sociais

Plataformas como o Facebook, Twitter, entre outras, são excelentes para atingir o seu público com conteúdo. Mas é muito importante criar o hábito de realizar a mensuração de resultados nesses ambientes também, já que é a melhor forma de ter certeza de que as suas iniciativas estão dando certo.

Redes como o Facebook e YouTube contam com uma sessão especial de métricas, que reúne os principais dados de performance dos seus perfis e páginas. Mas você também pode contar com ferramentas que agregam informações da maioria das plataformas disponíveis, inclusive Twitter, Instagram e outras.

Conheça, a seguir, mais detalhes sobre as principais ferramentas de redes sociais.

1.1 Facebook

Por meio do Facebook Insights, é possível visualizar e analisar algumas informações relacionadas à página da sua empresa na rede social. Entre elas estão as seguintes.

  • Curtidas: é um dos números que indica se uma página está crescendo ou não. Porém, vale lembrar que essa métrica sozinha não tem muito significado, porque nem sempre as páginas que têm muitos likes conseguem vender os seus produtos. A plataforma ainda permite que você veja a origem das curtidas da página (se foi por meio de buscas, anúncios, etc.), as descurtidas e os posts que apresentam maior ou menor engajamento.
  • Alcance: nesta etapa, você consegue analisar a origem da audiência da sua página, ou seja, se ela foi por meio de anúncios pagos ou conheceu a sua empresa de maneira orgânica (sem gastar com publicidade).
  • Publicações: nesta aba, é possível ver os dias e horários que as publicações conseguem maior alcance. A ferramenta permite a observação do alcance orgânico e pago de cada post na rede social.
  • Pessoas: nesta parte do Facebook Insights, você consegue ver qual é o público que mais interage na sua página. Há divisões por faixa etária, gênero e localidade.

1.2 Twitter

O Twitter Analytics possibilita a observação de dados gerais sobre o perfil, como o número de menções à marca, as visitas ao perfil da empresa, o número de visitas e o envolvimento do público com cada tweet.

A ferramenta ainda permite a análise dos interesses do seu público e a comparação do seu perfil com o dos concorrentes. Esses dados ajudarão a ver se as pessoas que seguem os dois perfis têm interesses parecidos ou não.

1.3 Instagram

Por meio do Instagram Analytics, você consegue observar o número de impressões, o alcance de cada post, o número de seguidores, as visualizações do perfil e as publicações que geraram maior engajamento em um determinado período.

1.4 YouTube

Trata-se de uma das principais ferramentas para redes sociais. O Analytics do YouTube possibilita a verificação do número de visualizações, likes e minutos assistidos de cada vídeo. Observe esses dados e descubra qual é o vídeo mais interessante que foi postado, como as pessoas chegam ao seu canal (se é, por exemplo, por pesquisa no Google ou Facebook) e quem é o público do canal.

2. Mensuração de resultados em blogs

Google Analytics é uma ferramenta bem poderosa, que consegue, sozinha, fazer a mensuração de resultados dos seus sites e blogs em diversos aspectos. Depois de devidamente configurada, é capaz de monitorar a performance de cada página e saber bastante sobre as características e os hábitos do seu público.

Com o Google Analytics, você também pode ter uma ideia melhor a respeito da influência que as redes sociais têm no sucesso da sua página. Confira a sessão de links de referência e perceba que o sistema é capaz de informar quantos cliques do seu blog originaram-se no Facebook, Twitter e demais redes sociais.

Agora, quais são as métricas mais importantes a serem analisadas? Explicaremos, a seguir, sobre elas. Continue lendo!

2.1 ROI

O Retorno Sobre o Investimento (ROI) demonstra o quanto de receita sua empresa ganhou em relação ao que foi investido. Fazer o cálculo é muito simples. Basta seguir a fórmula:

ROI= (Receita-custo)/ (custo) x 100

2.2 Conversão dos leads

Observe quantos leads geraram oportunidades de vendas ou compraram algum produto ou serviço da companhia. Essa informação dá uma visão sobre a eficiência da estratégia de marketing. Caso a taxa de conversão esteja baixa, você pode pensar em ações para qualificar os contatos ou atrair novos clientes, fazendo, por exemplo, o lançamento de promoções.

2.3 Outras métricas importantes

Além das duas métricas anteriores, é fundamental analisar outros dados que dizem respeito ao marketing do negócio. Entre eles estão a taxa de rejeição, o número de cliques na página, o tráfego do site e o descadastramento de disparo de e-mail marketing. Esses números mostram o quanto sua empresa consegue atrair visitantes e mantê-los engajados.

3. Monitoramento de conversas e tendências

A sua mensuração de resultados não deve ser somente voltada para os números das suas próprias redes sociais. O ambiente digital é um grande agregador de conversas de todos os tipos, e você deve monitorá-las para captar oportunidades e insights inéditos para o seu negócio.

Para fazer isso, você pode utilizar uma ferramenta como o Scup. Nele, você configura uma lista de palavras que ele deve buscar. Depois, é possível conferir diversos posts em redes sociais e blogs que as mencionam. Você pode monitorar o nome da sua empresa, de algum produto, ou até mesmo dos seus concorrentes.

Não se esqueça de que, antes de começar o trabalho de mensuração de resultados, é preciso definir quais métricas você acompanhará — isso dependerá dos seus objetivos e estratégias — para, a partir daí, poder utilizar as ferramentas que se adequem à sua necessidade.

3.1 Agorapulse

A ferramenta facilita a rotina de administrar os comentários, as mensagens e todas as formas de engajamento nas redes sociais da sua empresa. Ainda é possível agendar e publicar conteúdo, automatizando a tarefa.

3.2 Hashtags conversacionais

A criação de hashtags conversacionais é útil para analisar o grau de engajamento das pessoas em relação aos produtos ou serviços desenvolvidos pela sua marca. Trata-se, portanto, de um dado fundamental para saber se as ações de marketing estão dando certo ou não.

Você está pronto para mensurar os seus resultados? Lembre-se de que isso deve ser feito de forma recorrente —de preferência mensalmente. Assim, é possível ter um acompanhamento com comparativos concretos.

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