Saiba como diminuir o CAC — Custo de Aquisição de Clientes

24-10-18
Saiba como diminuir o CAC — Custo de Aquisição de Clientes

O custo de aquisição de clientes, ou CAC, é um dos indicadores de performance mais importantes para a avaliação da eficiência da estratégia de marketing de um produto ou serviço. Ele mensura o quanto em média é investido para a conversão de cada novo consumidor da empresa, ou seja, a soma de todos gastos com marketing e publicidade dividido pelo número de novos clientes conquistados.

Para que o negócio seja rentável, o CAC deve ser inferior ao LTV, ou Life Time Value, que é a receita gerada por um cliente ao longo de todo o seu relacionamento comercial com a empresa. Quanto menor é o custo de aquisição de clientes, mais rápido o negócio começa a lucrar e maior é a sua rentabilidade.

Neste artigo vamos explicar algumas formas de reduzir o CAC para maximizar os lucros de uma empresa. Acompanhe!

Otimize a conversão da sua estratégia de marketing com testes A/B

No marketing digital, o lançamento de uma ação de marketing não significa o fim do seu desenvolvimento. Uma vez que o público real entra em contato com aquilo que foi planejado pela equipe, é possível se valer das reações desses potenciais clientes para aprimorar os resultados futuros da ação.

Uma forma de otimizar essa conversão é com os chamados testes A/B — quando duas variações de uma ação de marketing são testadas pelo público para saber qual delas gera mais resultados.

Com os testes A/B, o conteúdo das ações é constantemente modificado em razão das reações dos consumidores, ficando cada vez mais eficaz.

Desenvolva conteúdo de qualidade para o blog e as redes sociais da empresa

O marketing de conteúdo é uma estratégia relativamente de baixo custo e alto impacto. Com a criação de artigos para blogs e outros materiais para as redes sociais da empresa, é possível maximizar sua relevância em buscadores como o Google e se posicionar como referência de mercado sobre algum tema.

Para desenvolver conteúdo de qualidade é muito importante entender quem é o cliente da empresa e quais são seus interesses. Além disso, é fundamental que esse material seja orientado por um funil de vendas e consiga atrair esses potenciais consumidores.

Invista em sistemas de indicações para reduzir o custo de aquisição de clientes

Conseguir que os atuais clientes se tornem promotores da marca é uma das melhores formas de multiplicar o alcance e a eficácia de ações de marketing, reduzindo o custo de aquisição.

O primeiro passo para isso é garantir a satisfação desses clientes com a entrega de produtos e serviços de qualidade, além de um atendimento exemplar. Também é preciso trabalhar bem o relacionamento com o consumidor por meio de uma estratégia de comunicação de longo prazo.

Por fim, é importante elaborar um sistema de indicações simples, que incentive esse tipo de ação. Um exemplo clássico são os cupons de desconto para amigos (Airbnb e Uber, por exemplo), em que um novo consumidor recebe um desconto na sua primeira compra quando é indicado por um cliente atual, que também ganha o mesmo valor na sua próxima compra.

Utilize mais métricas para enxergar melhor o CAC

O CAC é um indicador de performance bem objetivo e claro, que demonstra a eficiência do marketing de uma empresa, mas é possível utilizar outras métricas para entender melhor como ele é formado.

Quais serão essas métricas é algo que depende da estratégia de marketing da empresa. Para ações que envolvem o e-mail marketing, por exemplo, pode ser interessante mensurar a quantidade de mensagens enviadas, quantas vezes elas são abertas pelos leads e quanto custa em média cada uma delas.

Com mais métricas é possível entender o que está funcionando e o que precisa ser melhorado para a redução do CAC dos produtos da empresa.

Agora que você já sabe o que é o CAC e como reduzir esse custo de aquisição de clientes, que tal segui-nos no Instagram e curtir a nossa página no Facebook para ficar por dentro das principais novidade sobre marketing?

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