2 de Maio de 2018

Entenda o que são links patrocinados e como investir da melhor maneira

Links patrocinados são anúncios em forma de texto, encontrados principalmente nas páginas de resultados dos mecanismos de busca, como o Google. Esse tipo de anúncio pago tem como objetivo atrair potenciais consumidores e, consequentemente, gerar um maior número de vendas.

É um recurso valioso para qualquer estratégia de marketing digital, pois há diversas vantagens, como escalabilidade do investimento e a agilidade para otimizar qualquer elemento da campanha.

Outro fator muito importante é a segmentação do público, já que os anúncios são exibidos apenas para quem já demonstrou real interesse nos produtos e serviços.

Veja agora como funcionam os links patrocinados, quais os formatos disponíveis, onde podem ser posicionados e como investir.

Como funcionam os links patrocinados

Os links patrocinados são anúncios online apresentados nas redes sociais, nos mecanismos de busca e outros meios, sempre que são realizadas buscas com os termos relacionados a um determinado produto ou serviço.

Por exemplo, se você vende notebooks, então deverá comprar um link patrocinado que seja exposto quando pessoas fizerem buscas utilizando esse termo (palavra-chave).

Quando alguém realizar uma pesquisa na internet utilizando a palavra-chave que você comprou, o seu anúncio aparecerá em destaque.

Não há custo mínimo para investir, é o anunciante quem decide qual o valor do investimento e empresas de todos os portes podem participar.

Formatos disponíveis

Existem diversos formatos de links patrocinados que são utilizados, mas a escolha deles depende muito de onde eles serão posicionados, conforme você verá no próximo tópico.

Confira agora os formatos existentes:

  • custo por clique (CPC), em que o anunciante paga por cada clique no link do anúncio;
  • custo por mil impressões (CPM), nesse caso o anunciante paga quando o anúncio atinge mil visualizações (ou impressões);
  • custo por ação (CPA), formato em que só é cobrado o valor do anúncio quando o usuário realiza alguma ação no site do anunciante;
  • custo por visualização (CPV), em que é pago um valor por cada pessoa que visualizar o anúncio.

Onde podem ser posicionados

Os links patrocinados podem ser posicionados em diferentes plataformas, sendo que as principais são as redes sociais, buscadores e comparadores de preço.

Nos buscadores ou mecanismos de busca, como Google e Bing, os anúncios aparecem em forma de texto, destacados acima ou ao lado da página de resultados.

O Google Adwords é uma das ferramentas de links patrocinados mais utilizadas na atualidade, devido ao número crescente de usuários em todo o mundo.

As redes sociais — como Facebook e Instagram — utilizam anúncios em diversos formatos, inclusive de links patrocinados.

Os comparadores de preço — como Bondfaro, Buscapé, Zoom e Google Shopping —, também exibem anúncios em forma de links patrocinados, sendo que a maioria deles cobra por clique.

Como investir e o que deve ser considerado

O valor do investimento depende de alguns fatores, como o tipo de formato do anúncio (CPC, CPM, CPA ou CPV), palavra-chave escolhida e também a quantia que o anunciante está disposto a investir.

Quanto mais disputada for a palavra-chave, maior será o valor do investimento. Ainda assim, não existe um valor mínimo obrigatório para investir e nem uma obrigação de tempo mínimo com as plataformas.

O que deve ser considerado nessa estratégia de anúncio, conhecido como tráfego pago, são os custos (que são flexíveis e escaláveis), o tempo de retorno (que é muito mais rápido do que o tráfego orgânico) e a facilidade para mensurar os resultados.

A escolha dos canais de divulgação, ou seja, onde serão posicionados, também é um fator que deve ser levado em conta, pois depende de onde o seu público-alvo se encontra.

Se você gostou deste post sobre links patrocinados, então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

Download Gratuito

_ebook [ Introdução ao Inbound Marketing ]

_Como podemos ajudar você?

Nos fale da sua necessidade, temos uma equipe experiente que irá te ajudar a transformar os resultados da sua empresa.

 

Rua Antônio Fortes, 330
Eng. Luciano Cavalcante
Fortaleza – CE, 60813-460
(85) 4005-1133