Nestes últimos anos, as mudanças globais se tornaram muito mais aceleradas. A internet se popularizou, o marketing digital tomou forma, apresentando resultados expressivos. Mas apesar de já termos vivenciado muitos avancos, ainda existem muitas novidades no horizonte.
Neste artigo, escolhemos 7 inspirações para a sua empresa evoluir. Preparado para decolar para o futuro? Continue a leitura!
Desde que os computadores chegaram nos lares, os filmes futuristas começaram a se concretizar na forma de produtos. Ipods, smartphones e carros inteligentes que dirigem sozinhos são alguns dos exemplos que não pareciam possíveis há poucas décadas. No marketing digital surgiram muitas ferramentas para trazer mais eficiência e precisão nos resultados das campanhas.
Alguns deles são:
Apesar de as máquinas estarem tomando conta da cena, o lado humano nunca foi tão importante. Kotler fala dessa tendência e mostra como é importante que as empresas busquem alcançar a dimensão espiritual (valores intangíveis e emoções) do seu público. As pessoas querem se relacionar com outras e buscam atributos na marca com os quais elas também se identificam. Por isso, será necessário fortalecer a cultura da empresa, ter missão, visão e valores claros, além de um tom mais humano para a marca.
Isso significa capacitar suas equipes, oferecer um atendimento de excelência, pensar na experiência do cliente de ponta a ponta e colocá-lo como centro das suas estratégias. O consumidor está conectado, com isso o processo de compras tende a mudar de argumentos fortes, estratégias agressivas e informações técnicas para abordagens em formato consultivo e uma importância maior na audiência.
Netflix e Spotify são duas grandes marcas que mostram a importância que essa tendência tem ocupado no mercado. Entretanto, são muitos os tipos de serviços que apostam na entrega com alta personalização de acordo com a necessidade ou desejo do cliente. O Uber fez isso no segmento de transportes e logísticas e o Airbnb no ramo da hotelaria.
Assim, as próprias estratégias de marketing precisam ser pensadas de acordo com o perfil do consumidor e na sua fase da jornada de compra. Por exemplo, a abordagem para um prospect que nem sabe que tem um problema é bem diferente da campanha para um lead qualificado que já sabe o que quer e está considerando fechar negócio.
A primeira geração que cresceu jogando games já é adulta e a estratégia de gamificação se mostra cada vez mais relevante. É uma abordagem lúdica que otimiza a experiência do consumidor com a marca. O interessante dessa estratégia é que o participante sente o impulso de completar as tarefas, como um “passar de fase” até “zerar” o jogo.
Além disso, a marca consegue mostrar uma perspectiva mais descontraída. Normalmente, ações de gamificação viralizam e as pessoas sentem mais afinidade, pois é um momento focado no relacionamento e não apenas nas vendas.
Quando você precisa resolver ou descobrir algo que não tem nem ideia por onde começar, provavelmente você faz uma pesquisa no Google. Sim, a produção de conteúdo tende a crescer, as marcas, entendendo sua persona podem mapear quais suas dores e pode criar conteúdos que “respondam suas perguntas”. É importante que as empresas atendam às demandas do cliente antes mesmo que ele saiba o que procura. Afinal, essa é a melhor estratégia para aumentar a lembrança no momento da decisão de compra.
A tendência é que o inbound marketing fique cada vez mais abrangente, acompanhando os vários canais nos quais a audiência está presente e observando as tendências de plataformas e redes sociais.
Vídeos transmitem uma mensagem mais facilmente, chamam a atenção, passam emoção e convertem! O tráfego na internet tem se concentrado cada vez mais no vídeo e, provavelmente, isso só vai aumentar. Com um vídeo é mais fácil visualizar um produto, entender como se faz algo ou aprender determinados conceitos.
Isso não significa que os outros formatos de conteúdo vão morrer. Apenas que a produção de vídeos como estratégia de marketing não se concentram mais somente em propagandas. Agora a marca também traz conteúdos relevantes e entretenimento para a sua audiência.
O formato de podcast tem uma grande vantagem sobre o vídeo, ele se alinha a um novo comportamento das pessoas que é consumir conteúdo ao mesmo tempo em que fazem outras coisas. Sendo assim, você entrega conteúdos relevantes, dinâmicos e consegue a atenção do público ao mesmo tempo que demonstra um respeito pelo tempo da sua audiência.
Em tempos digitais, o marketing de experiência está em pleno crescimento. Com ações que trabalham vários sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar), as experiências também podem ter o foco de gerar emoções, surpreender os participantes. Isso significa que é preciso entender quem é o público, além de saber como criar algo que aumente a conexão com a marca.
Como você viu, as tendências de marketing são abrangentes, possibilitando inovações nos mais diversos nichos do mercado. Entretanto, é muito importante que as estratégias sejam direcionadas a partir de um planejamento bem elaborado e não apenas por ser uma técnica que está em alta. Para isso, é fundamental estar em sintonia com o consumidor, observando quais soluções destacam sua empresa e melhoram na aproximação do cliente ideal e relacionamento com a marca.
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