Para quem ocupa cargos de gerência, entender como funciona o comportamento do consumidor é fundamental para ter um desempenho positivo, afinal, todas as suas ações e estratégias adotadas têm um único objetivo: convencer alguém a se tornar um cliente da sua marca, certo? Conhecendo esse perfil, as suas chances de sucesso aumentam.
O grande desafio, contudo, é compreender melhor esse comportamento e como ele vem se modificando ao longo dos últimos anos. Ficar atento ao cenário é primordial para que as suas ações se tornem mais eficientes e produtivas. Você não quer convencer mais consumidores a comprarem os seus produtos e serviços? Então precisa conhecê-los.
Que tal, então, se aprofundar no comportamento do consumidor e entender melhor quais podem ser as estratégias mais eficientes para conseguir aumentar as vendas do seu negócio de forma qualitativa e quantitativa?
Continue a leitura deste artigo para saber o que mudou e o que você precisa fazer para entregar o que ele deseja. Confira!
Por muito tempo, a relação entre marca e consumidor era fria e distante, ou seja, se resumia aos anúncios por parte de um lado e a compra pelo outro. As interações eram poucas ou nenhuma e, quando aconteciam, normalmente acabavam em frustração para os dois lados: cliente insatisfeito e empresa com um consumidor a menos em sua base.
A transformação digital, porém, modificou completamente esse quadro. Com mais acesso às informações e a possibilidade de se aprofundar em diferentes assuntos — além de um contato mais fácil com as marcas —, o cliente se tornou mais exigente. Dessa forma, o comportamento do consumidor se modificou completamente nos últimos anos.
Para as empresas, fica o sinal de alerta: as mudanças tendem a ser cada vez mais rotineiras e aceleradas. Ou seja, o consumidor muda à medida que as inovações tecnológicas o garantem mais poder. Ser fiel a uma marca no passado era mais simples, afinal, não se tinha fácil acesso aos principais concorrentes da empresa. Hoje, basta uma busca.
Dentro desse cenário, as organizações precisam se certificar de que toda a experiência do consumidor com a sua marca seja, de fato, positiva. Basta um erro — um atendimento ruim ou um atraso na entrega — e a relação já sofre um baque. Se dar ao luxo de cometer o segundo e o terceiro erro é, na verdade, prejudicar o desempenho de toda a empresa.
Para aproveitar melhor o orçamento disponível para o marketing e colocar em prática as estratégias que realmente gerem resultados positivos para a sua empresa, o primeiro passo é entender melhor o comportamento do consumidor. Assim, as chances de sucesso aumentam com ações mais precisas e adequadas aos gostos do usuário.
Agora que você já sabe como essas mudanças vão ser cada vez mais rotineiras, que tal entender melhor qual é o comportamento do consumidor atualmente? Identificando as principais características, é possível potencializar as chances da sua empresa conseguir oferecer uma experiência satisfatória para o usuário e, consequentemente, melhores resultados.
O cliente não quer saber apenas do item que você oferece. Não adianta disponibilizar o melhor preço do mercado ou o material de mais qualidade, ele exige muito mais das empresas atualmente. Não por acaso, um estudo da Salesforce mostra que 89% dos brasileiros acreditam que a experiência é tão importante quanto o produto e/ou serviço.
A mesma pesquisa indica que 54% dos usuários trocariam uma empresa pela concorrência após uma experiência negativa. Ou seja, basta um erro e o seu cliente pode migrar para os seus principais adversários no mercado. Dessa forma, é importante segmentar e personalizar cada vez mais as suas ações, sempre focando na satisfação do consumidor.
O avanço da tecnologia e a transformação digital contribuíram também para facilitar o acesso à informação, seja ela qual for. O usuário pode, com uma simples busca, descobrir que o banco concorrente oferece taxas mais baratas e atrativas do que o seu atual. Antes era preciso um deslocamento, por exemplo, e mais vontade para descobrir as diferenças.
Hoje, na palma da mão, é possível descobrir mais informações sobre uma empresa, um produto ou serviço. Antes de fazer uma compra online, quem nunca pesquisou a reputação de um e-commerce? Isso força as empresas a serem mais transparentes e lidarem melhor, por exemplo, com reclamações em sites especializados e nas redes sociais.
O consumidor também está mais conectado, o que implica em um trabalho 24 horas por dia por parte das empresas. Além de uma presença digital fortalecida, é importante pensar em maneiras de estender o período de atendimento, por exemplo, o que pode ser feito por meio de chatbots. A interatividade também deve ser uma prioridade do seu negócio.
Redes sociais, e-mail marketing, links patrocinados, produção de conteúdo relevante, enfim, é preciso fornecer materiais para conseguir atrair, nutrir e convencer os consumidores sobre seus produtos e serviços. Se ele está conectado, a sua empresa também precisa estar presente no cenário digital, fortalecendo a autoridade da sua marca no mercado.
Como consequência dos três itens anteriores, chegamos ao último — mas não menos importante — dos atributos do consumidor no mundo digital do século XXI: poder. O cliente atual inverteu a lógica e agora é a voz mais forte da balança, para o bem ou para o mal — tanto para fidelização quanto para a insatisfação e perda de autoridade da marca.
Por isso, é muito importante que você conheça a fundo o comportamento do consumidor e saiba exatamente o que oferecer para garantir que ele sempre esteja satisfeito com a sua empresa. Além de aumentar as suas chances de conseguir uma conversão, por exemplo, você pode ganhar um importante aliado dentro desse mercado tão competitivo.
O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos, e a tendência é que se modifique cada vez mais. Sendo assim, as empresas precisam ficar atentas ao que os usuários procuram e, quando necessário, é fundamental rever o posicionamento do negócio para garantir que o cliente em potencial fique satisfeito com a experiência.
Gostou deste artigo? Conseguimos tirar as suas dúvidas sobre a importância de entender e analisar o comportamento do consumidor regularmente? Esperamos que sim! Que tal, então, compartilhar este conteúdo em suas redes sociais? Assim, mais pessoas vão ficar sabendo sobre essas mudanças cada vez mais sensíveis do consumidor!