Links patrocinados são anúncios em forma de texto, encontrados principalmente nas páginas de resultados dos mecanismos de busca, como o Google. Esse tipo de anúncio pago tem como objetivo atrair potenciais consumidores e, consequentemente, gerar um maior número de vendas.
É um recurso valioso para qualquer estratégia de marketing digital, pois há diversas vantagens, como escalabilidade do investimento e a agilidade para otimizar qualquer elemento da campanha.
Outro fator muito importante é a segmentação do público, já que os anúncios são exibidos apenas para quem já demonstrou real interesse nos produtos e serviços.
Veja agora como funcionam os links patrocinados, quais os formatos disponíveis, onde podem ser posicionados e como investir.
Os links patrocinados são anúncios online apresentados nas redes sociais, nos mecanismos de busca e outros meios, sempre que são realizadas buscas com os termos relacionados a um determinado produto ou serviço.
Por exemplo, se você vende notebooks, então deverá comprar um link patrocinado que seja exposto quando pessoas fizerem buscas utilizando esse termo (palavra-chave).
Quando alguém realizar uma pesquisa na internet utilizando a palavra-chave que você comprou, o seu anúncio aparecerá em destaque.
Não há custo mínimo para investir, é o anunciante quem decide qual o valor do investimento e empresas de todos os portes podem participar.
Existem diversos formatos de links patrocinados que são utilizados, mas a escolha deles depende muito de onde eles serão posicionados, conforme você verá no próximo tópico.
Confira agora os formatos existentes:
Tais links podem ser posicionados em diferentes plataformas, sendo que as principais são as redes sociais, buscadores e comparadores de preço.
Nos buscadores ou mecanismos de busca, como Google e Bing, os anúncios aparecem em forma de texto, destacados acima ou ao lado da página de resultados.
O Google Adwords é uma das ferramentas de links patrocinados mais utilizadas na atualidade, devido ao número crescente de usuários em todo o mundo.
As redes sociais — como Facebook e Instagram — utilizam anúncios em diversos formatos, inclusive de links patrocinados.
Os comparadores de preço — como Bondfaro, Buscapé, Zoom e Google Shopping —, também exibem anúncios em forma de links patrocinados, sendo que a maioria deles cobra por clique.
O valor do investimento depende de alguns fatores, como o tipo de formato do anúncio (CPC, CPM, CPA ou CPV), palavra-chave escolhida e também a quantia que o anunciante está disposto a investir.
Quanto mais disputada for a palavra-chave, maior será o valor do investimento. Ainda assim, não existe um valor mínimo obrigatório para investir e nem uma obrigação de tempo mínimo com as plataformas.
O que deve ser considerado nessa estratégia de anúncio, conhecido como tráfego pago, são os custos (que são flexíveis e escaláveis), o tempo de retorno (que é muito mais rápido do que o tráfego orgânico) e a facilidade para mensurar os resultados.
A escolha dos canais de divulgação, ou seja, onde serão posicionados, também é um fator que deve ser levado em conta, pois depende de onde o seu público-alvo se encontra.
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