Funil ampulheta: conheça a evolução do funil de vendas e quais suas vantagens 

28-09-22
Funil ampulheta: conheça a evolução do funil de vendas e quais suas vantagens 

O marketing digital sofre constantes atualizações para se adequar a realidade dos usuários e das diversas plataformas que são criadas. O funil ampulheta, considerado a evolução do funil de vendas, é uma dessas transformações. 

Estar a par dessas evoluções para satisfazer as necessidades de sua audiência é essencial para qualquer tipo de negócio que queira continuar operando com sustentabilidade e rentabilidade. 

Desse modo, cabe ao gestor de marketing saber e acompanhar as estratégias corretas que aumentem o reconhecimento de marca e as vendas. Neste artigo, você descobrirá o que é o funil ampulheta e quais as vantagens de investir nesse modelo. 

O que é funil ampulheta?

O funil ampulheta é nada mais que a evolução do antigo funil de vendas. No entanto, o funil ampulheta adiciona mais duas etapas na jornada de compra do cliente: retenção e lealdade. 

Dessa forma, não finalizamos o ciclo com o cliente após a conversão/ decisão de compra. As estratégias continuam no pós-venda. Com a ampulheta, a jornada pós-venda do consumidor é tão importante quanto a concretização da compra em si. 

Para entender melhor a diferença entre o funil ampulheta e o funil de vendas, continue a leitura abaixo. 

Funil ampulheta e funil de vendas: qual a diferença entre os dois?

O funil de vendas consistia em três etapas: topo, meio e fundo de funil. Essas fases significavam a descoberta, consideração e decisão de uma compra. Saiba mais sobre o funil de vendas abaixo:

Funil vendas

O funil de vendas é amplamente utilizado por diversas empresas por apresentar resultados mais efetivos. De acordo com o funil, até o cliente de fato concretizar o fechamento de compra ou a contratação do serviço, ele teria que passar pelas três etapas:

  • Topo de funil: também chamado de ToFu (top of funnel), nesta etapa o seu consumidor ideal ainda não sabe que tem um problema e que sua empresa possui a solução. Nesse sentido, cabe você ensinar com ele com materiais ricos, como e-books, infográficos, e transformá-lo em um lead.
  • Meio de funil: conhecida também por MoFu (middle of funnel), esta etapa se trata do reconhecimento do problema e a consideração de uma solução para este. 
  • Topo de funil: após as duas etapas anteriores, no BoFu (Bottom of funnel) seu lead já está qualificado e podem ser contatados pelo time comercial. 

Mas e a ampulheta de vendas?

Já na ampulheta de vendas, além de ter essas três etapas, adicionamos mais duas: retenção e lealdade. Essa adição se dá devido às novas necessidades do mercado que estão em constante mudanças.

Aqui, a venda é importante, mas não apenas isso. É preciso ir além. Além de conquistar uma venda, a ampulheta de vendas visa reter os clientes e torná-lo fiel à marca.

Já ouviu falar que é mais fácil conquistar um cliente que já está em casa do que um novo? Nesse sentido, a retenção ou fidelização do cliente é crucial para o negócio. Isso porque ele estará muito mais disponível para um upgrade com sua marca ou uma venda cruzada, por exemplo.

As novas etapas do funil

Como você já sabe, na ampulheta de vendas, a compra ou contratação de um serviço não é o foco principal. Aqui, a retenção e a lealdade do cliente são outros fatores que podem contribuir para uma rentabilidade maior para um negócio. Confira mais sobre essas novas etapas abaixo:

Retenção de clientes

Para se ter sucesso nessa etapa, o pós-venda é essencial. Desse modo, sua empresa precisa trabalhar em novas estratégias de fortalecimento do relacionamento com o cliente para concretizar a retenção dos clientes. 

Imagine o seguinte: um cliente que foi bem atendido e teve todas as suas necessidades atendidas tem muito mais chances de voltar a comprar ou contratar novos serviços. 

No funil ampulheta, essas técnicas são chamadas de cross-sell e up-sell. Confira mais sobre isso abaixo:

  • Cross-sell: é quando o cliente está mais suscetível a fazer uma compra cruzada. Ou seja, ele comprará um segundo item relacionado ao primeiro. 
  • Up-sell: é possível oferecer um upgrade de um serviço ou produto já adquirido pelo cliente anteriormente devido a jornada satisfatória que ele teve dentro da empresa. 

Lealdade de clientes

Com uma boa experiência de clientes no pós-venda, ele pode ser o embaixador da sua marca. Isto é, ele pode recomendar seus serviços para outros contatos, promovendo a criação de outras oportunidades de negócios. 

Para que tudo isso aconteça, é necessário fornecer um serviço de qualidade com foco no sucesso do cliente. Além disso, investir em canais de comunicação eficientes também pode mudar a percepção que seus clientes têm sobre sua empresa. 

Com isso, teremos a construção de um relacionamento sólido e duradouro. Confira abaixo, as vantagens do funil ampulheta em sua empresa.

Quais as vantagens do funil ampulheta?

Investir nesse modelo de negócio mostra-se rentável para as empresas que querem aumentar seu faturamento e melhorar a percepção de seus clientes em relação à sua marca. 

A partir da retenção dos clientes e lealdade, você tem uma ampliação de suas vendas. Isso porque aqueles que compraram seus serviços estão satisfeitos e podem solicitar produtos semelhantes ou até mesmo upgrades dos já contratados. 

É possível observar também a evolução da receita da empresa a partir de técnicas aplicadas ao funil ampulheta. 

Quais métricas analisar no funil ampulheta?

Quando falamos de meio e fundo de funil estamos tratando de leads que estão mais quentes, ou seja, eles já tiveram contato com sua marca. Desse modo, os leads já têm consciência do problema que sua solução resolve e estão em uma fase de considerar qual empresa pode atendê-lo melhor.

Nessa fase, tanto os setores de marketing quanto de vendas podem ter ações direcionadas para esses leads.

Empresas que trabalham com inbound marketing podem ter fluxos de nutrição impactando esses leads para gerar mais valor, com conteúdos que reforcem a autoridade da empresa, por exemplo. Algumas ações e conteúdos que você pode utilizar: casos de sucesso, convite para teste gratuito, test drive, etc. Indicadores que podem ser medidos: taxa de abertura de e-mails, cliques em CTAs de contato com comercial, quantidade de agendamentos, dentre outros.

Já do lado comercial é importante manter um controle de todas as oportunidades. Você pode utilizar uma ferramenta de CRM para acompanhar quantos contatos estão em cada fase de negociação, que tipo de material foi enviado para o cliente, quando deve fazer o próximo contato de acompanhamento, bem quais os resultados de vendas, de oportunidades perdidas, dentre outros. 

A equipe comercial pode utilizar os materiais de apoio do marketing para manter uma rotina de “contatos úteis” com esses leads.

O alinhamento entre marketing e vendas é fundamental em todas as fases, mas no meio e fundo do funil é um momento de passagem de bastão, ou seja, atender com rapidez e com o apelo certo certamente fará a diferença nas suas metas de vendas.

Quer aplicar o funil de vendas ampulheta e ter mais retenção e lealdade dos seus clientes? Conte com a Atratis Digital e entre em contato conosco. 

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