Campanhas de mídia: por que são importantes e como investir?

13-10-22
Campanhas de mídia: por que são importantes e como investir?

Alcançar clientes de forma eficaz por meio do marketing digital é um grande desafio para as organizações modernas — e, ao mesmo tempo, um fator decisivo para alcançar o sucesso. As campanhas de mídia, nesse sentido, são ferramentas importantes e indispensáveis.

Neste artigo, você vai ter acesso a informações trazidas pelo nosso entrevistado Diego Viana, Analista de Performance da Atratis Digital, para entender por que a campanha de mídia é tão importante para as empresas modernas. Também vamos abordar algumas dicas sobre como investir nela e como aplicá-la de forma eficiente. Confira!

Qual a importância das campanhas de mídia?

Com o crescimento do acesso à internet e o uso cotidiano dela, os públicos-alvo das mais diversas marcas que compõem o mercado estão com uma presença online cada vez mais forte. Por isso, investir em marketing digital tornou-se essencial para o sucesso nos negócios.

Vale ressaltar que isso não se resume a estar online: também é necessário encontrar formas efetivas de alcançar o seu público no ambiente digital. É aí que entra a campanha de mídia.

Segundo Diego Viana, “os usuários estão sendo mais criteriosos ao realizar uma compra ou contratar um serviço — ou seja, querem saber a procedência da empresa, feedback de usuários etc. Dessa forma, podem tomar uma decisão de aquisição com mais segurança. Por isso, quem não está no digital ‘não existe’ para boa parte dos clientes”.

Outro motivo pelo qual a campanha de mídia é tão importante se deve à efetividade de suas ações. Diferentemente dos anúncios na TV ou no rádio, por exemplo, que são veiculados para um grande número de pessoas indiscriminadamente, a mídia online paga permite segmentar as pessoas de forma eficaz e barata.

Essa segmentação traz a possibilidade de direcionar a escolha de clientes em potencial, considerando características específicas como dados demográficos, interesses, gênero e assim por diante. Ou seja: existe a vantagem de selecionar o público ideal para a empresa.

O Analista de Performance ressalta: “quanto mais cedo a empresa começar a investir, melhor. Para gerar nome, autoridade, reconhecimento e ser referência no segmento do negócio”.

O que considerar em uma campanha de mídia? 

Campanhas de mídia precisam de uma base analítica e estratégica para funcionar bem. Então, é preciso sempre considerar algumas variáveis, como:

  • objetivo e oferta;
  • público-alvo;
  • verba e tempo de campanha;
  • estágio da jornada do cliente;
  • plataforma utilizada.

O objetivo e a oferta devem levar em consideração o produto ou serviço promovido na campanha. Sobre a oferta, Viana ressalta que ela nem sempre precisa ser mencionada e traz um exemplo: “[em uma] campanha com o objetivo de branding e autoridade, a oferta não precisa estar clara no anúncio”.

Segundo o entrevistado, o importante, na situação mencionada, é “mostrar para a audiência que a empresa entende sobre o assunto para gerar a ideia na cabeça do público-alvo” — ou seja, posicionar essa empresa como referência naquele segmento.

Como você percebeu, a campanha deve sempre ser direcionada para um público específico. Além disso, ela deve ter uma verba e um tempo de duração previamente estipulados.

A jornada do cliente diz respeito ao caminho percorrido pelo possível comprador até a compra em si. Já a plataforma é a base, ou seja, diz respeito a onde a campanha acontecerá. Pode ser, por exemplo, por meio de anúncios no Google ou em redes sociais como o Facebook ou o Instagram.

Como fazer uma campanha de mídia? 

Saber como realizar uma campanha de anúncios pagos de forma eficiente é um ponto decisivo para alcançar resultados positivos, otimizar recursos, e alcançar um bom ROI (retorno sobre investimento). Acompanhe, a seguir, nossas dicas para iniciar essa estratégia de marketing digital.

Não perca tempo 

Muitas pessoas se perguntam qual é o momento ideal para começar a investir em mídia paga. A resposta é muito simples: o mais rápido possível. Isso, é claro, desde que a empresa já tenha um processo válido de entrega, seja de produtos ou serviços. A partir de então, é possível e recomendado iniciar um trabalho de marketing.

Realize um bom Plano de Comunicação Digital

Outro fator importantíssimo é o Plano de Comunicação Digital (PCD). Toda a equipe envolvida deve estar alinhada com ele — isto é, profissionais de marketing, de telemarketing e vendedores, dentre outros. Segundo Viana, o “maior desafio de ligar as campanhas é desenvolver um plano completo, com toda a linha visual de comunicação dos anúncios versus achar o público-alvo correto. Depois, vem a parte de alocar a verba de forma correta e mais assertiva”.

Na Atratis, os analistas responsáveis por cada cliente realizam uma análise criteriosa do público-alvo da empresa, desenvolvem um plano de comunicação para a persona e geram peças de campanhas assertivas e com a linguagem ideal. A expertise da equipe também é importante para analisar os concorrentes e definir os objetivos de médio e longo prazo.

Defina quanto investir nas campanhas de mídia

Podemos dizer que o valor de investimento pode variar de acordo com a empresa e o segmento em que ela atua. Para descobri-lo, é preciso analisar com calma e de forma analítica alguns elementos. Considere:

  • objetivo;
  • prazo;
  • plataforma de anúncio;
  • oferta;
  • leilão do segmento.

Podemos propor o seguinte exercício: qual o objetivo da campanha? Reconhecimento de marca ou conversão, por exemplo? Durante quanto tempo ela precisará estar online para obter insights e resultados? Além disso, qual a plataforma de anúncio ideal para sua persona e qual o custo médio das palavras-chave?

Não existe apenas um elemento que define o valor de uma campanha ou o budget ideal para rodá-la. A partir dessas informações, podemos saber o preço médio do leilão para, então, definir o prazo ideal de duração da campanha.

Como fazer tudo isso?

Para definir uma campanha de mídia, não basta ter um orçamento definido. É um processo que requer planejamento, análise e uma equipe especializada. Uma agência de marketing digital, por exemplo, que reúne cases de sucesso provenientes da expertise de seus profissionais.

Alguns clientes conseguiram triplicar o faturamento com marketing digital. Dentre eles, uma empresa de telecomunicação que não era conhecida na cidade onde atuava e hoje é referência na região. Essa empresa teve seu faturamento aumentado em dez vezes.

Existem diversos benefícios em investir em campanhas de mídia, como branding, autoridade, reconhecimento da marca, geração de leads (cadastros de possíveis clientes) e, claro, oportunidades de negócios para organização.

Se o segmento for venda direta, como no caso dos e-commerce, os anúncios pagos podem gerar mais vendas imediatamente, ou seja, em curto prazo. Além disso, uma campanha de anúncios pagos bem feita pode proporcionar inúmeros insights importantes — por exemplo, é possível saber o que deu resultado ou não. Diego Viana afirma: “nas mídias pagas, eu consigo ajustar os anúncios e otimizar os resultados, pois tenho várias métricas e indicadores que contribuem para otimizar o resultado final”.

Após a leitura deste artigo, você certamente entende melhor a importância de investir em campanhas de mídia. Esperamos que tenha também uma ideia de como fazer isso e que tenha gostado de conhecer mais sobre o processo e a equipe da Atratis Digital.

Agora que já sabe o que podemos fazer por você, que tal entrar em contato com nossa equipe para saber mais sobre nossos serviços? Será um prazer conversar!

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