_Marketing de relacionamento: Saiba aqui qual a importância, os benefícios e como aplicá-lo

16 de agosto de 2021

É bem provável que você já tenha ouvido falar que é mais difícil manter um cliente do que conquistar um novo, não é mesmo? Pois essa é uma verdade que torna fundamental investir no marketing de relacionamento, cujo como objetivo principal é gerar clientes fiéis.

Neste artigo, você vai entender quais são as vantagens de se relacionar com o cliente após a compra. Confira também como aplicar estratégias eficazes para se aproximar mais do público-alvo. Vamos lá?

Quais as vantagens de manter o marketing de relacionamento?

A empresa que investe no marketing de relacionamento só tem a ganhar, pois faz com que o cliente fique mais satisfeito e tenha melhor percepção e confiança na marca. Como consequência, esse encantamento acaba por influenciar a decisão de compra.

Outra vantagem dessa estratégia é que os clientes podem se transformar em defensores da marca. Ou seja, passam a recomendá-la a amigos e familiares, por meio do bom e velho boca a boca. Ao permanecerem fiéis e trazerem novos clientes, isso resulta em redução dos custos da empresa para adquirir novos consumidores.

Como implementar o marketing de relacionamento?

Conhecendo os benefícios de investir no marketing de relacionamento, agora é hora de entender como fazer para implementá-lo. Continue a leitura para descobrir.

Focar no bom atendimento

O primeiro passo para o sucesso de investir na estratégia de marketing de relacionamento é oferecer um atendimento de qualidade. Para isso, é fundamental ajustar a cultura da empresa e instruir os colaboradores sobre a importância de dar atenção ao cliente no pós-vendas.

Identificar clientes mais relevantes

Ao iniciar o programa de relacionamento, identifique primeiro quais são os clientes que mais compram na empresa e os que possuem os maiores faturamentos na empresa. Para isso, é importante ter um banco de dados atualizado com as informações dos consumidores.

Investir no e-mail marketing

O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta do marketing de relacionamento. Ele permite criar uma relação mais próxima com o cliente. Você pode utilizá-lo, por exemplo, para realizar ações como campanhas para consolidar a marca, promoções especiais para quem é cliente, lembrar de datas especiais e até mesmo para fazer pesquisas de satisfação.

Utilizar as redes sociais

Assim como o e-mail marketing, as redes sociais também podem ser excelentes aliadas para a empresa que deseja desenvolver uma relação mais próxima com o cliente. Afinal, estar presente no Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo, permite divulgar conteúdos relevantes para uma grande audiência, sendo também importante buscar o engajar o público. Isso sem falar que as redes sociais permitem uma comunicação mais rápida e, inclusive, ter uma reação imediata sobre o que o cliente pensa sobre o produto oferecido.

Deu para entender como o marketing de relacionamento pode fazer a diferença entre uma empresa e seu concorrente? Afinal, por meio dele o cliente tem a percepção de receber algo a mais além do produto adquirido. Por isso, não deixe de implementar quanto antes essa estratégia.

Gostou da leitura deste artigo? Aproveite e entenda como aumentar o engajamento usando uma estratégia de inbound marketing!

Assista:

_Webinar [ Inbound marketing: do relacionamento à venda ]

WEBINAR

_Como podemos ajudar você?

Temos uma equipe experiente que irá ajudar a transformar os resultados da sua empresa.

Nossos telefones

Comercial: (85) 9.8127-6087

Financeiro: (85) 9.8209-7928

Suporte: (85) 9.8868-9744

Fixo: (85) 3122.4408