Além de estratégias de atração, a sua empresa deve valorizar táticas de retenção de clientes, sobretudo quando sabemos o quanto as vendas recorrentes ajudam a melhorar seu fluxo de caixa. Dito isso, nada mais interessante que investir no marketing pós-venda.
Não podemos esquecer das sábias palavras de Kotler. No livro Administração em Marketing, ele explica a importância de entregar um valor agregado ao cliente para cativá-lo, fator que fortalece o relacionamento e engaja o público a sempre fazer compras no seu negócio.
No entanto, qual a melhor maneira de garantir a fidelização nos dias de hoje? Continue conosco e aprenda mais sobre esse tema nos tópicos abaixo. Boa leitura!
Trata-se da última etapa do processo de vendas. Alguns acham que o objetivo se encerra ao transformar um lead em cliente. No entanto, esse é só o começo para um novo ciclo chamado pós-venda. Nele uma equipe especializada fica encarregada de traçar estratégias que visam a reter esses clientes.
Desse modo, é interessante treinar o time com o propósito de trabalhar com base na necessidade do consumidor. Por isso, é importante considerar toda a jornada do consumidor e o comportamento dele. Nesse sentido, soluções adequadas serão sempre apresentadas para eles continuarem comprando no seu estabelecimento.
O marketing pós-venda ajuda na sobrevivência do seu negócio. Afinal, sabemos o quanto o mercado de trabalho é competitivo, sendo essencial criar estratégias para se destacar perante a concorrência.
Além disso, planos alinhados a esse objetivo apresentam um custo menor em comparação aos de atração. Sob o mesmo ponto de vista, não deixemos de considerar o relacionamento com o cliente, pois o intuito será sempre transmitir confiança e fazer com que essa parceria dure por muitos anos.
Além da comunicação duradoura, sua empresa recebe outros benefícios ao apostar no marketing pós-venda. Por meio de determinadas práticas, você poderá não só aumentar suas vendas, como reduzir certos custos e otimizar processos internos. Veja os pontos positivos nos subtópicos abaixo.
Todo cliente busca uma empresa que o entenda perfeitamente. Desse modo, é essencial apostar em um atendimento de excelência. Saber ouvir o consumidor e agir com empatia são dois grandes passos que favorecem a fidelização. Portanto, foque o marketing pós-venda para oferecer uma ótima experiência ao público a cada contato.
Cansado de visualizar o aumento de itens abandonados no carrinho? Não sabe o que fazer para minimizar os cancelamentos no seu e-commerce? O marketing pós-venda ajuda sua empresa a entender melhor o cliente e a alinhar expectativas que melhoram o compartilhamento de seus produtos e serviços.
Como foi dito, o marketing pós-venda estreita a relação com seu público. Logo, você sabe o nível de satisfação deles. Assim, é possível trabalhar conforme as métricas da pesquisa NPS (Net Promoter Score) e saber como lidar com clientes promotores, neutros e detratores, informações relevantes que ajudam a favorecer sua reputação on-line.
Neste artigo, você aprendeu o que é e qual a importância do marketing pós-venda. Portanto, não deixe de lado esse investimento e faça com que a relevância de seus produtos e serviços fortaleça diariamente com ações corretas para os clientes certos.
Gostou deste assunto? Quer mais dicas como essas? E
O famoso professor Philip Kotler, já alertou que conquistar um cliente novo custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual. Por isso, o marketing pós-venda é tão importante.
No livro Administração em Marketing, ele explica a importância de entregar um valor agregado ao cliente para cativá-lo, fator que fortalece o relacionamento e engaja o público a sempre fazer compras no seu negócio.
Além de estratégias de atração, a sua empresa deve valorizar táticas de retenção de clientes, sobretudo quando sabemos o quanto as vendas recorrentes ajudam a melhorar seu fluxo de caixa.
Sendo assim, nada mais interessante para uma empresa que investir no marketing pós-venda.
Mas aí fica uma pergunta: Qual a melhor maneira de garantir a fidelização nos dias de hoje?
Continue a leitura e aprenda mais sobre esse tema nos tópicos abaixo.
Quando falamos do funil de vendas, muitos acreditam que o fim do processo é a concretização da compra, mas não é bem assim.
O marketing pós-venda é justamente a última etapa do processo do funil. Ao mesmo tempo é o começo de um novo ciclo, onde uma equipe especializada fica encarregada de traçar estratégias que visam reter esses clientes.
Desse modo, é interessante treinar o time com o propósito de trabalhar com base na necessidade do consumidor.
Por isso, é importante considerar toda a jornada do consumidor e o comportamento dele. Nesse sentido, soluções adequadas serão sempre apresentadas para que eles continuem comprando no seu estabelecimento.
O marketing pós-venda ajuda na sobrevivência do seu negócio. Afinal, sabemos o quanto o mercado de trabalho é competitivo, sendo essencial criar estratégias para se destacar perante a concorrência.
Através do marketing pós-venda nós conseguimos fidelizar os clientes e transformá-los em embaixadores da nossa marca, assim eles passarão a recomendar os produtos e serviços para outras pessoas.
Além disso, planos alinhados a esse objetivo apresentam um custo menor em comparação aos de atração. Sob o mesmo ponto de vista, não deixemos de considerar o relacionamento com o cliente, pois o intuito será sempre transmitir confiança e fazer com que essa parceria dure por muitos anos.
Além da comunicação duradoura, sua empresa recebe outros benefícios ao apostar no marketing pós-venda. Por meio de determinadas práticas, você poderá não só aumentar suas vendas, como reduzir certos custos e otimizar processos internos. Veja os pontos positivos nos subtópicos abaixo.
Todo cliente busca uma empresa que o entenda perfeitamente. Desse modo, é essencial apostar em um atendimento de excelência.
Saber ouvir o consumidor e agir com empatia são dois grandes passos que favorecem a fidelização. Portanto, foque o marketing pós-venda para oferecer uma ótima experiência ao público a cada contato.
Cansado de visualizar o aumento de itens abandonados no carrinho? Não sabe o que fazer para minimizar os cancelamentos no seu e-commerce?
O marketing pós-venda ajuda sua empresa a entender melhor o cliente e a alinhar expectativas que melhoram o compartilhamento de seus produtos e serviços.
Como foi dito, o marketing pós-venda estreita a relação com seu público. Logo, você sabe o nível de satisfação deles.
Assim, é possível trabalhar conforme as métricas da pesquisa NPS (Net Promoter Score) e saber como lidar com clientes promotores, neutros e detratores, informações relevantes que ajudam a favorecer sua reputação on-line.
Uma forma bastante efetiva de colocar o pós-marketing em ação é utilizando estratégias de inbound e conteúdo.
Utilizando canais digitais como sites, blogs, e-mail, materiais gratuitos e as redes sociais, podemos nos aproximar dos clientes e encantá-los.
Mas como fazer isso de forma prática? Aqui estão algumas sugestões.
Um e-mail, sms ou até uma mensagem no whatsapp informando sobre a finalização da compra, dando mais detalhes sobre o produto ou serviço, ou até mesmo, perguntando para o cliente sobre a experiência dele, são algumas formas bastante efetivas para criar um relacionamento pós-compra.
Se você sabe que o seu produto tem uma quantidade limitada ou que o serviço que a sua empresa presta é feito de forma periódica, aproveite para entrar em contato com seus clientes quando estiver chegando a hora de repor o produto.
Se você vende um suplemento em cápsulas, por exemplo, e sabe que a quantidade de potes que um cliente comprou só dura por 30 dias, envie mensagem de recompra para o seu cliente quando chegar a hora de repor as cápsulas.
No momento do cadastro, pergunte para os seus clientes a data de nascimento. Assim você pode mandar mensagens de aniversário e cupons de desconto, para manter uma relação próxima com seus consumidores.
Neste artigo, você aprendeu o que é e qual a importância do marketing pós-venda. Portanto, não deixe de lado esse investimento e faça com que a relevância de seus produtos e serviços se fortaleça diariamente com ações corretas para os clientes certos.
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