Resultados de Inbound Marketing: em quanto tempo eles aparecem?

01-06-20
Resultados de Inbound Marketing: em quanto tempo eles aparecem?

Você deve estar se perguntando: Inbound Marketing realmente dá resultado? Em quanto tempo demoram para aparecer? Essas são dúvidas de muitos profissionais, especialmente dos iniciantes na área. Em primeiro lugar, para responder a esses questionamentos, é preciso entender o conceito deste método.

O Inbound Marketing também é conhecido como marketing de atração. Nessa metodologia, são desenvolvidas estratégias que objetivam conquistar um cliente em vez de forçá-lo a comprar algo. Isso é feito conhecendo as necessidades, os desejos e o comportamento dos consumidores – sempre ressaltando como eles podem se beneficiar com os produtos ofertados.

A principal estratégia desenvolvida é o marketing de conteúdo, que tem o intuito de atrair e educar os visitantes, transformá-los em leads (contatos dos potenciais consumidores, seja o e-mail ou o número de telefone deles) e futuros clientes da sua marca. Pensando nos benefícios, vamos falar neste post o que é considerado curto, médio e longo prazo. Além disso, explicaremos como o Inbound pode trazer retornos duradouros. Confira!

O que é considerado curto, médio e longo prazo?

Essa definição pode variar, mas de forma geral, o prazo é considerado curto quando ele é de 5 meses ou menos. Muitos especialistas na área consideram que os resultados começam a aparecer a partir do sexto mês. Portanto, depois desse período é que eles consideram como estratégias de médio e longo prazo.

Os primeiros 180 dias são necessários para a empresa fazer as mudanças de estratégias, testar diversas variáveis, começar a criar conteúdo adequado ao seu cliente e gerar leads. Tudo isso contribui com o aumento no número de vendas, o que, consequentemente, faz com que os lucros aumentem e a empresa se desenvolva.

Porém, o que realmente vai te dizer em quanto tempo as estratégias de Inbound vão começar a dar resultado no seu negócio são: os investimentos em marketing; a estrutura da sua equipe, pois este é um trabalho que precisa ser feito a 4 mãos; o monitoramento e otimização das estratégias.

 

Como podemos acelerar esse resultado?

Antes de entendermos isso, vamos esclarecer a diferença entre mídia paga e orgânica:

Mídia paga

A mídia paga é a ação de comprar espaço de anúncio da sua empresa nas redes sociais e no Google. Se o seu objetivo é alcançar resultados mais rápidos, com mais eficiência e eficácia, o Facebook Ads, o Instagram Ads e o Google AdWords são as estratégias mais recomendadas. 

Mídia orgânica

Quando o conteúdo elaborado pela sua marca é publicado em uma rede social, por exemplo, ele gera comentários e compartilhamentos.Essa capacidade de produzir engajamento espontâneo é o que chamamos de mídia orgânica. Tanto os feedbacks positivos quanto os negativos podem ser muito úteis para a melhoria da sua estratégia em médio e longo prazo.

A mídia paga pode acelerar o resultado?

A mídia paga pode ser uma grande aliada na busca por resultados mais efetivos e também mais rápido. Mas, calma, não é só colocar dinheiro nas plataformas que a venda irá acontecer. É preciso uma estratégia sólida, monitoramento constante e otimização dos resultados. Vamos destacar dois pontos muito importantes: segmentação e formatos.

Segmentação

Diferente da orgânica, neste tipo de mídia conseguimos segmentar bem para quem será enviado esse conteúdo. Alcançamos o público ideal (que possui mais probabilidade de consumir seu produto ou serviço). Podemos segmentar, entre outros, por localização, idade, gênero, perfil econômico, cargo e interesses. 

A segmentação reflete na eficácia da utilização da sua verba e na otimização dos resultados.

Com isso, os anunciantes têm a capacidade de avaliar melhor a eficiência das campanhas de publicidade, avaliando as conversões e a qualidade da taxa de cliques (CTR). Mas antes, faça uma boa pesquisa de ferramentas que possam auxiliar nesta jornada de segmentação. Um ótimo começo é a criação de sua persona.

Separamos um conteúdo exclusivo sobre esse assunto para você entender melhor e aprender como fazer a segmentação.

 

 

Formatos

Vários são os formatos que você pode utilizar para entregar essa mídia paga ao seu público, como:

  • Links patrocinados: Uma propaganda paga e que tem ligação com os resultados nos sites de buscas.
  • Remarketing: Impacta uma pessoa que já teve contato com a sua marca. 
  • Facebook:  Divulgação de post, imagem, um link, produtos ou até mesmo sua própria página entre os usuários da rede social.
  • Funil de anúncios: quando os usuários são impactados com conteúdos que o fazem avançar em sua jornada de compra mais rapidamente.

Como os resultados de Inbound Marketing aparecem?

Em primeiro lugar, é preciso construir conteúdo de qualidade que atenda aos anseios e resolva os problemas do seu cliente. Essa ação é fundamental para começar a construir a sua marca e fazer com que a sua empresa fique conhecida pelo mercado.

Com o tempo, será possível conquistar novos leads e muitos podem se tornar seus futuros compradores. Caso tenha uma boa relação com seus consumidores, eles serão fiéis ao seu empreendimento, terão uma imagem positiva do seu negócio e poderão recomendar aos amigos para comprarem os seus produtos ou serviços.

Quando você chega a esse estágio, as vendas na sua empresa aumentam de forma muito mais rápida e o custo por aquisição de cliente diminuirá. Tudo isso contribui para aumentar a competitividade do seu negócio.

Os investimentos na área não apresentam resultados imediatos, porém o retorno é mais duradouro e eficiente. Por isso, sem dúvida alguma, vale a pena investir nessas estratégias.

Estrutura básica para um retorno mais rápido

Uma das principais premissas para conseguir resultados efetivos é justamente apostar no público certo, aquele que realmente vai consumir o seu produto ou serviço. Neste sentido, alcançar os leads qualificados é o meio mais eficaz. Mas você sabe como fazer isso?

Vamos elencar para você os pontos mais importantes que compõem a estrutura básica para se alcançar resultados de forma mais rápida. Vale ressaltar que isso se dá por associar a estratégia correta ao público certo.

Oferta

A oferta é aquilo que vai atrair o seu paciente ou cliente, é como você se apresenta, para isso, use gatilhos que despertem ainda mais o interesse. Alguns deles são o de exclusividade e senso de urgência, por exemplo. Com isso, você cria uma conexão e aumenta as chances do consumo do seu material.

Call-to-actions (CTA)

Esta é uma das funcionalidades que mais podem te trazer retorno. Sabe aquele “empurrãozinho” para finalizar a compra? O CTA pode funcionar como um incentivo ao consumo de forma mais rápida, além de ser uma boa estratégia em diversos formatos como redes sociais, e-mails, anúncios. Portanto, o botão de CTA merece um destaque na mídia utilizada. Deixe-o visível ao usuário e prefira frases claras e objetivas.

Landing Pages

A principal característica das landings pages é não haver botões de navegação, ou seja, a experiência do usuário é tida naquela página que tem um importante papel na conversão de visitantes e clientes. Com uma linguagem simples e objetiva, a sua estratégia pode ser alcançada com mais facilidade. Ah, e sabe a dica do CTA? Ele também deve estar presente aqui.

Formulário de contato

A construção de um bom formulário irá permitir a coleta das informações mais importantes e fundamentais para que você saiba quais são os leads mais qualificados. Mas atenção, faça isso de acordo com a etapa do funil, ou seja, quanto mais no topo, mais informações rápidas de preencher como nome, e-mail e telefone, por exemplo. Vá colhendo outros dados conforme esse lead for caminhando e se aprofundando. Utilize ele para entender se a sua estratégia está trazendo leads qualificados – que estejam dentro do perfil ideal definido anteriormente.


Comercial integrado com o marketing

Para que os resultados sejam alcançados em tempo hábil, é preciso haver, além de toda a estratégia com os passos que elencamos, a parceria entre o setor comercial com o marketing. 

O primeiro atrai e nutre os leads com o objetivo de deixá-lo maduro, bem instruído identificando quais são os chamados qualificados, ou seja, aqueles estão dentro do perfil acordado e  próximos de efetivar a compra do produto ou serviço. Após isso, o setor de vendas assume sua função de concluir a tarefa. E para esta relação ser ainda mais otimizada alguns pontos podem ser fortalecidos:

✅ Estipule metas compartilhadas e indicadores de resultados;

✅ Invista em treinamentos nos dois âmbitos para que se complementam;

✅ Utilize todas as ferramentas tecnológicas a favor do trabalho das duas equipes, como CRM, sistema de automação de marketing etc;

✅ Priorize o feedback dos setores para corrigir determinados erros e barreiras do processo. (O Marketing precisa saber quantos dos leads enviados estão em negociação, foram dados como perdidos – e seus motivos, não obtiveram contato etc; O comercial precisa conhecer as ações que estão sendo implementadas pelo marketing, bem como o perfil de leads que está sendo procurado etc.);

✅ Tenha reuniões periódicas com os times envolvidos.


Este post sobre os resultados de Inbound Marketing foi esclarecedor? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a gente, pois vamos ajudar a desenvolver essas ações no seu negócio.

Garanta a efetividade das suas ações e a eficácia na utilização da sua verba para ter resultados sólidos com uma agência especialista em Inbound Marketing  e reconhecida no mercado. 

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