Seria óbvio dizer que Social Media Storytelling é o ato de contar histórias nas redes sociais, porém, é muito mais do que isso. É uma técnica que utiliza a narração de fatos, reais ou fictícios, para dar forma e significado às “coisas”, por meio de estímulos emocionais e afetivos.
Storytelling não é somente a ação de contar uma história, é a arte de saber como contá-la, fazendo com que o expectador se conecte emocionalmente a ela. As redes sociais são o ambiente perfeito para isso, já que permitem a interação do usuário com a história, dando a ele a sensação de fazer parte dela.
Os resultados possíveis conquistados por meio do Social Media Storytelling são surpreendentes. Eles trazem verdade, humanidade e proximidade das marcas com seus consumidores.
Por isso, é importante que você conheça alguns cases de sucesso de seu uso por grandes marcas e, principalmente, entenda quais são os benefícios trazidos pelo pela estratégia e como implementá-la com sucesso. É disso que se trata este post. Boa leitura!
A campanha da marca Adidas conta a história do jogador de futebol Messi, que por conta de uma deficiência de hormônios de crescimento, precisou tomar injeções diárias durante a maior parte da infância.
A narrativa demonstra de forma emocional, e por meio de desenhos feitos pelo próprio jogador, o conceito da marca de que “o impossível não existe”.
A Nike contratou os Youtubers Casey Neistat e Max Joseph, para viajarem por 10 dias, visitando 13 países, e claro, filmando tudo. O que resultou na campanha viral #makeitcount ou “faça valer a pena”.
Mais uma vez, as imagens foram utilizadas para contar histórias que têm tudo a ver com a pegada da marca “Just do It”.
O primeiro passo para uma estratégia de Social Media Storytelling é a revelação de algo pessoal sobre o personagem da sua narrativa. Isso dá ao consumidor a sensação de intimidade com a sua marca.
Para revelar a intimidade do seu personagem é necessário que isso seja feito por meio de emoções, afinal, nada é mais íntimo do que os sentimentos de alguém. Procure entender quais sentimentos motivam o seu público-alvo e os inclua em sua narrativa.
Não importa se a sua história é baseada em fatos que realmente aconteceram ou se é totalmente inventada com acontecimentos fictícios. O importante é que a emoção transmitida pela narrativa seja a mais real possível.
As parábolas são bons exemplos de histórias imaginárias que podem render um ótimo storytelling.
Como vimos, a estratégia de contar histórias nas redes sociais por meio do Social Media Storytelling vai muito além de posts periódicos aleatórios, na verdade, ela cria uma sequência, uma linguagem visual coerente e capaz de despertar emoções em seus seguidores, que os conectarão com a sua marca.
E já que estamos falando em emocionar nas redes sociais, que tal compartilhar o post com os seus amigos e dividir com eles esse conhecimento?