Com o fortalecimento do mundo virtual, independentemente de qual seja a área de atuação, é cada vez mais importante analisar e investir nas principais estratégias de marketing digital. Afinal, a presença online ganha mais e mais relevância na hora de impactar o consumidor.
Utilizar estratégia de Inbound Marketing para empresa de tecnologia é uma forma eficiente de conseguir melhores resultados para o seu negócio. Portanto, é fundamental entender como o marketing pode auxiliar a sua empresa a registrar números melhores ao final de cada mês.
Para não deixar você com nenhuma dúvida sobre o assunto, preparamos este artigo com quatro motivos para investir em Inbound Marketing para empresas de tecnologia. Primeiro, vamos passar pelo conceito dessa técnica e, em seguida, listamos as vantagens para você colocar em prática dentro da sua empresa.
Deseja descobrir um pouco mais sobre jornada do cliente e Inbound Marketing? Continue a leitura!
Antes de colocar qualquer estratégia em ação, é importante entender o que ela significa para saber se encaixa ou não no seu modelo de negócio. O Inbound Marketing é definido como um conjunto de práticas que tem como principal a criação de conteúdo em diversos formatos e canais para um público específico.
Essas ações objetivam a criação de um relacionamento entre a marca e seu potencial cliente. Desse modo, a estratégia de Inbound Marketing é utilizada para que as pessoas passem a procurar a sua empresa, e não o contrário.
Com o empoderamento do consumidor, as empresas precisam criar novas formas e canais de relacionamento. Assim, ao adotar o Inbound Marketing como estratégia, o objetivo é atrair leads qualificados por meio de conteúdos relevantes e úteis para que ele consiga solucionar os problemas dele.
Na estratégia de Inbound Marketing, a jornada do cliente desempenha papel crucial para a construção de um funil de vendas. Essa ferramenta comercial serve para orientar os atendimentos, a produção de conteúdos e as negociações com os potenciais clientes durante suas jornadas de compras.
Com esse modelo, fica mais fácil elaborar estratégias robustas, alinhar as equipes e determinar um caminho que será percorrido pelos clientes dentro da jornada de compra. Para isso, os profissionais responsáveis podem utilizar métodos para levar o cliente para o blog ou assinar uma newsletter, por exemplo.
Assim, você criará um relacionamento com seus clientes, estabelecendo um vínculo de confiança e autoridade dentro daquele nicho. Além disso, a estratégia de nutrição acelerará a decisão desses potenciais clientes de realizarem compras ou contratarem serviços.
Para não restar dúvidas na hora de decidir investir ou não em Inbound Marketing, separamos 8 motivos para que você coloque em prática essa estratégia o mais rápido possível. Confira abaixo:
Em qualquer segmento de mercado, é comum que uma empresa — ou mesmo uma pessoa — seja considerada referência no assunto. Com o Inbound Marketing, a tendência é que o seu negócio se torne o líder de pensamento da sua área de atuação.
Afinal, com a produção de conteúdos relevantes sobre a temática, seu site ou blog vai, aos poucos, tornando-se uma fonte de consulta sobre o assunto. Um material útil e rico não atinge apenas o consumidor, mas também a perspectiva do mercado em relação ao seu negócio.
Muitos gestores ficam com um pé atrás na hora de investir em campanhas de marketing digital. Afinal, enxergam os recursos utilizados como gastos. Porém, com o Inbound Marketing, as ações da sua empresa se tornam mais eficientes e, portanto, passam a gerar mais resultados.
Assim, o marketing começa a se tornar outra forma de gerar receita para o seu negócio — seja atraindo leads com uma frequência cada vez maior ou fortalecendo a presença digital da marca.
Mostrar para o seu consumidor que o seu estabelecimento, de fato, entende do assunto é uma forma de reforçar a credibilidade do seu negócio. Os conteúdos produzidos a partir das estratégias de Inbound Marketing vão corroborar essa ideia.
Desse modo, sempre que o cliente tiver alguma dúvida em relação a um determinado assunto ou pauta, por mais específica que seja, a tendência é que os usuários passem a procurar a sua marca.
Fidelizar clientes é uma tarefa árdua e não tão simples de se colocar em prática. O Inbound Marketing, porém, também ajuda a solucionar esse problema ao criar um fluxo de nutrição para oferecer o que o usuário busca em cada momento da etapa de vendas.
Dessa maneira, você cria um maior engajamento com o consumidor e a tendência é que ele sempre busque a sua marca quando precisar de referências sobre o seu mercado de atuação.
O Inbound Marketing ajuda a otimizar o funil de vendas e o lead a progredir na jornada do cliente. Se os leads avançam com agilidade quando chegam a essa etapa, o retorno sobre os investimentos (ROI) realizados ocorre mais rapidamente para o caixa da empresa e os valores podem ser reinvestidos em outras áreas.
Com a aplicação de uma estratégia de Inbound Marketing, torna-se possível diminuir o custo da aquisição de clientes (CAC). Essa é uma métrica muito relevante para quem utiliza métodos digitais para a atração e fidelização do público consumidor. Ela revela quanto custa para conquistar novos clientes e possibilita ao gestor fazer planos mais eficazes.
Diante disso, pode-se encontrar meios para otimizar os próximos investimentos e reduzir gastos com táticas que não trouxeram o retorno esperado. Se o valor do CAC diminui, os lucros sobre as vendas aumentam respectivamente. A abordagem é inteligente e pode ser personalizada para manter os leads nutridos e alavancar as atividades de um negócio.
As estratégias de Inbound Marketing facilitam a mensuração dos resultados das ações elaboradas pelos gestores. Algumas ferramentas revelam os números das visitas recebidas pelas páginas, geram relatórios que mostram diversos dados e fazem análises das redes sociais. Isso é essencial para dar andamento às táticas já aplicadas, para a criação de novas medidas ou reelaboração de métodos.
Com uma abordagem inteligente, o cliente tem mais tranquilidade na hora de conversar, negociar e compreender a fala dos vendedores. Esses profissionais, por sua vez, não precisam utilizar truques, scripts ou fazer apelos comerciais para efetuar suas vendas. As estratégias de Marketing de Conteúdo e SEO também impactam o CAC e diminuem o Custo por Cliques (CPC).
O Inbound Marketing possibilita o uso de conteúdos consistentes que estimulam o mercado ao ficarem disponíveis na web para a consulta dos usuários. Os textos publicados ajudam o público a obter informações relevantes e compreender melhor as soluções ofertadas no mercado em determinado nicho. Eles são capazes de transformar uma empresa em uma referência para os consumidores.
O compartilhamento de informações relevantes faz com que o cliente entenda que o empreendimento oferece benefícios sem cobrar nada em troca. Por isso, as empresas que trabalham com conteúdos informativos gratuitos conseguem fortalecer com mais facilidade a sua marca. Para tanto, é preciso criar um blog apropriado e centralizar artigos, e-books e outros materiais exclusivos e autorais.
A jornada do cliente, por sua vez, é a trajetória percorrida pelo cliente enquanto ele se relaciona com empresa que aplica técnicas de Inbound Marketing. Ela abrange o primeiro contato, as visitas ao site, os atendimentos realizados, os conteúdos online acessados e segue até a etapa de pós-venda. A empresa pode criar um documento para compreender o público em todas as fases.
Enfim, agora você já conhece diversos motivos para investir na estratégia de Inbound Marketing. Essas estratégias podem ser muito úteis para a sua empresa. A partir do momento que você enxerga o marketing digital como um investimento e executa as tarefas da forma correta, a tendência é que os resultados do seu negócio só melhorem.
Agora que você já sabe como adotar estratégias de Inbound Marketing para a sua empresa de tecnologia é importante, que tal entrar em contato conosco para conhecer o nosso portfólio e as soluções que podem mudar o seu negócio? Estamos ansiosos para atendê-lo!