5 dicas de como recuperar oportunidades perdidas de vendas

07-02-24
5 dicas de como recuperar oportunidades perdidas de vendas

Se você é da área de vendas e conhece o conceito do funil, então também sabe como é quase impossível não perder uma venda.

As oportunidades perdidas acontecem, pois geralmente é apenas um percentual de pessoas que se converte para a próxima etapa. Por exemplo, se uma empresa tem 1.000 visitantes no site, apenas 100 se transformam em leads e somente 10 fazem uma compra.

Mesmo que essa seja uma verdade, explorar o grande público que já está em contato com sua empresa e tentar recuperar a venda pode ser uma solução inteligente, com baixo custo e que aumenta o ROI do negócio.

Por isso, separamos as melhores dicas para você recuperar as oportunidades perdidas da sua empresa. Confira!

O que é Marketing de Relacionamento?

O marketing de relacionamento é uma estratégia focada em construir e manter relacionamentos sólidos e duradouros com os clientes.

Em vez de se concentrar exclusivamente na venda de produtos ou serviços, o marketing de relacionamento enfatiza o envolvimento contínuo e a criação de conexões emocionais com os clientes ao longo do tempo.

Essa abordagem envolve diversas atividades, como comunicação personalizada, programas de fidelidade, atendimento ao cliente de qualidade, feedback ativo e personalização de produtos ou serviços para atender às necessidades individuais dos clientes.

O objetivo é cultivar a lealdade do cliente, aumentar a satisfação e maximizar o valor vitalício do cliente para a empresa.

O marketing de relacionamento reconhece que os clientes são mais do que simples transações; são parceiros de negócios em potencial cuja fidelidade e advocacy podem impulsionar o crescimento sustentável da empresa.

Essa abordagem coloca o cliente no centro de todas as atividades de marketing e promove a construção de relações de longo prazo baseadas na confiança, transparência e reciprocidade.

Como recuperar oportunidades perdidas de vendas?

1. Como sua empresa se relaciona com o lead?

O relacionamento com o público é fundamental para recuperar uma oportunidade perdida. Entenda qual é o comportamento do consumidor e ofereça treinamentos e atualizações para suas equipes.

Um atendimento de qualidade é a porta de entrada para uma conversa em caso de desistência. Para isso, também é fundamental implementar uma cultura com foco no cliente.

Colocar o cliente no centro não é apenas uma escolha inteligente; é uma necessidade para prosperar no mundo dos negócios de hoje.

2. Você aposta na automação de marketing para recuperar oportunidades perdidas?

Muitos processos repetitivos podem ser escalados e ter seu custo reduzido quando são automatizados. Estratégias para reduzir abandono de carrinho em um e-commerce, por exemplo, podem consistir em abordagens pelo próprio chat na página, pop-ups e envios de e-mail e mensagens no WhatsApp para o consumidor.

Além disso, se sua empresa aposta no marketing one to one, com a organização de informações estratégicas, é possível criar esquemas de follow ups automatizados para auxiliar nos contatos para reduzir a desistência de compras mais complexas ou com o ticket mais alto.

3. Quais canais de atendimento seu negócio oferece?

Os canais de atendimento mudam conforme o comportamento do consumidor também se modifica. Se um endereço físico e número de telefone resolviam muito bem as questões de atendimento ao cliente há poucas décadas, atualmente nem sempre são o suficiente.

Descubra os melhores canais de atendimento ao cliente. Para isso, é importante pesquisar as preferências da persona da sua empresa.

Enquanto um público talvez se sinta mais à vontade com um chatbot, outro target fique melhor com um canal de atendimento pelo WhatsApp.

4. Seu negócio conta com o apoio de um CRM?

O CRM (Customer Relationship Management) é fundamental para gerenciar o relacionamento com o cliente, centralizando informações importantes e oferecendo insights cruciais para os times de marketing e vendas melhorarem sua performance.

Além disso, essa ferramenta automatiza processos-chave e facilita a colaboração entre departamentos, promovendo uma abordagem integrada para o envolvimento do cliente em toda a organização.

Em resumo, o CRM não apenas organiza dados, mas também impulsiona o crescimento e fortalece os relacionamentos com os clientes.

5. Você insere novas estratégias para melhorar o funil de vendas?

O funil de vendas revolucionou as etapas para atrair, converter o usuário em lead e depois o lead em cliente. Entretanto, essa estratégia vem sendo melhorada, surgindo novas estratégias que podem recuperar oportunidades perdidas.

Uma dessas é o funil ampulheta, que considera também as etapas de retenção e satisfação do cliente.

Observe suas taxas de conversão e tente entender o que faz com que o lead desista da compra. Dessa forma, você pode melhorar os seus pontos fracos e desenvolver estratégias que contribuam para reduzir as taxas de desistência, além de reverter essas situações.

Viu como é possível resgatar aquele cliente que desistiu da compra em alguma etapa do funil? Como você deve ter percebido, este não é um tipo de ação agressiva ou invasiva.

Na verdade, o foco principal está em melhorar o relacionamento da empresa com o público, entender os motivos de desistência e vencer as objeções de compra de forma sincera e até mesmo empática com o consumidor.

Se este artigo ajudou você a descobrir como melhorar a eficiência do funil de vendas, então é hora de conferir outras dicas essenciais para o marketing e as vendas da sua marca.

Siga a gente no Instagram, Facebook e LinkedIn e aproveite conteúdos de qualidade para impulsionar os resultados do seu negócio!

Compartilhe: