Geração de leads: 7 estratégias que você pode utilizar

06-04-23
Geração de leads: 7 estratégias que você pode utilizar

As redes sociais e outros espaços virtuais facilitaram o caminho para que as empresas pudessem otimizar a geração de leads. 

Atualmente, é importante alcançar esse objetivo, uma vez que é necessário superar as ações da concorrência e fortalecer a vantagem competitiva.

Independentemente do setor em que sua marca atua, é fundamental que toda a equipe trace um caminho atraente que facilite as oportunidades de negócios. Caso contrário, você poderá perder diversas chances de melhorar sua posição e maximizar a importância dos serviços e produtos oferecidos pela sua empresa.

Por isso, vamos começar com a definição desse termo amplamente utilizado no marketing. Em seguida, vamos aprender as principais estratégias que podem ser utilizadas. 

Então, fique conosco e amplie seus conhecimentos com os tópicos a seguir.

O que são leads?

Leads são potenciais clientes que demonstraram interesse em um produto, serviço ou material gratuito oferecido por uma empresa, fornecendo informações de contato para receber mais informações ou conteúdo relevante.

Eles são normalmente conhecidos no setor de vendas como prospects, ou seja, pessoas com quem sua marca precisa estabelecer uma relação com para facilitar a transformação delas em clientes.

Sem dúvida, os leads são uma excelente alternativa para melhorar a rentabilidade da empresa, otimizar a presença digital e desenvolver um planejamento estratégico que realmente facilite o avanço delas para a próxima etapa do funil de vendas

Em outras palavras, é uma estratégia fundamental que traz benefícios para os setores de marketing e vendas.

Onde os leads podem ser captados?

Como já mencionamos, a internet oferece muitos ambientes que favorecem a geração de leads. Uma das formas é o trabalho contínuo de marketing de conteúdo, que cria uma conexão com o público-alvo ao oferecer materiais ricos, como artigos e e-books, que enriquecem o conhecimento das pessoas.

Assim, a marca é vista como uma grande referência em seu segmento e o usuário tem mais confiança em fechar negócios com ela. Além de serem disponibilizados em blogs e landing pages, esses materiais também podem ser consumidos em redes sociais, e-mails e outros canais de comunicação direta.

Também é importante lembrar da realização de palestras, webinars e outros eventos que não só ajudem a divulgar os serviços da sua marca, mas também reúnam um grande número de pessoas que terão um impacto positivo na compra de seus produtos.

Quais são as principais estratégias de geração de leads?

Como visto anteriormente, a captação de leads é um dos principais objetivos das empresas que desejam aumentar suas vendas e melhorar seus resultados.

Agora, vamos explorar as principais estratégias de captação de leads e como elas podem ajudar a impulsionar o seu negócio. 

1. Links patrocinados

Os links patrocinados são uma das principais ferramentas utilizadas para captar leads. Eles consistem em anúncios que aparecem nos resultados de pesquisa dos motores de busca ou em plataformas de mídia social. 

Esses anúncios são segmentados de acordo com o público-alvo desejado, o que aumenta a eficácia da campanha.

Ao utilizar links patrocinados na estratégia de captação de leads, é importante escolher as palavras-chave corretas para direcionar os anúncios à persona da sua empresa. 

É necessário também criar anúncios atraentes e com uma chamada para ação clara e objetiva, incentivando o usuário a clicar e preencher o formulário de captura de leads.

Outra grande vantagem dos links patrocinados é o acompanhamento e análise dos resultados das campanhas de links, pois é possível identificar quais anúncios estão gerando mais cliques e conversões, além de verificar a qualidade dos leads gerados por essa estratégia. 

Com essas informações, é possível otimizar a campanha e aumentar ainda mais a eficácia na captação de leads.

2. SEO

Atualmente, a internet facilitou a forma que as marcas podem alcançar o grande público. Entretanto, é necessário usar alguns mecanismos que deixam sua empresa em evidência diante da concorrência. 

Entre as opções estão as técnicas de SEO, que por sua vez, agregam muito valor ao inbound marketing e podem ajudar blogs e sites a conquistarem posições privilegiadas no Google.

Sob esse ponto de vista, é muito importante, entre outras práticas, focar na excelência do trabalho com palavras-chave. Neste caso, é possível ter o apoio de ferramentas que permitem à sua equipe explorar termos, identificar quais são palavras mais ranqueadas e ações que buscam a otimização de resultados.

3. Redes sociais

As redes sociais são uma ótima plataforma para alcançar novos leads para a sua empresa. Através de plataformas como Facebook, Instagram, TikTok e LinkedIn, é possível criar campanhas publicitárias altamente segmentadas para atingir a sua persona. 

Além disso, as redes sociais permitem que você crie conteúdo interessante e valioso para o seu público, o que pode levar à conversão de leads.

Para utilizar as redes sociais na estratégia de captação de leads, é importante criar conteúdo relevante e atrativo, que gere engajamento e compartilhamentos. 

Além disso, é necessário ter um plano de publicação consistente e uma estratégia de monitoramento para responder a comentários e mensagens, com essas medidas em prática, você poderá atrair novos leads e fortalecer o relacionamento com seus clientes atuais.

4. Landing pages

Certamente, uma das melhores maneiras de focar na geração de leads. Afinal, é uma ótima forma de compartilhar materiais ricos e aumentar a confiança dos usuários pela sua marca.

 Assim, ele perceberá sua autoridade em determinados assuntos que a sua audiência tem interesse em conhecer. Por isso, aposte no desenvolvimento de Landing Pages que sejam simples, claras e diretas ao ponto.

Uma boa prática é focar em uma oferta específica, com informações relevantes e um call-to-action que incentive o visitante a preencher o formulário de contato ou realizar a ação desejada. 

Além disso, é importante testar e otimizar as landing pages regularmente para garantir que estejam atingindo os resultados esperados.

5. E-mail marketing

Por falar em landing pages, elas são uma ótima forma de trabalhar o marketing de permissão e focar nas diretrizes da LGPD

Aliado a isso, é possível focar em estratégias de e-mail marketing que podem trabalhar com determinados gatilhos mentais. Assim, cria-se um senso de urgência e outras sensações que facilitam o processo de vendas.

É importante lembrar que o objetivo do e-mail marketing não é apenas vender, mas sim educar, informar e nutrir o relacionamento com sua audiência, tornando-se referência em seu mercado. 

Com uma boa estratégia de disparo de e-mais, você pode aumentar suas taxas de conversão e fidelizar clientes.

6. Programas de indicação

Atualmente, o consumidor tem a característica de influenciar e ser influenciado, por isso programas de indicação são uma estratégia eficaz para aumentar a captação de leads e, consequentemente, aumentar as vendas da empresa. 

Ao incentivar seus clientes atuais a indicar amigos e conhecidos para a sua empresa, você pode aumentar a confiança na marca e atrair novos clientes qualificados.

Uma forma de implementar programas de indicação é oferecendo benefícios aos clientes que indicam novos clientes para a empresa, como descontos em produtos ou serviços, brindes exclusivos ou pontos que podem ser trocados por recompensas. 

É importante ter um sistema de acompanhamento para gerenciar essas indicações e garantir que os clientes sejam recompensados de forma adequada.

7. Prospecção ativa

O outbound marketing também é muito benéfico para aqueles que desejam alcançar resultados a médio e curto prazo. Se sua equipe fizer vendas proativas de maneira correta, há grandes chances de captar um grande número de leads.

Apesar de o inbound marketing ter a característica de ser uma prospecção passiva, nada impede que a sua equipe possa paralelamente prospectar de um modo ativo. Afinal, as mídias físicas e a publicidade off-line carregam até hoje a importância de acelerar o processo de vendas.

Seja como for, é muito importante que o time responsável opte por um tipo de abordagem que agregue valor e dialogue com os valores da sua marca. Ao passo que esse alinhamento ajuda a conquistar um público mais segmentado e a ter resultados a curto prazo. 

Por fim, é necessário que, após a geração de leads, eles sejam qualificados e, consequentemente, entendam-se suas reais chances de compra. Além disso, não se esqueça de medir os resultados das estratégias por meio de ferramentas de medição

Então se quiser ajuda para aumentar a captação de leads da sua empresa, entre em contato com a Atratis. Nós estamos há mais de 10 anos no mercado e oferecemos as soluções digitais que melhor se adequam às suas necessidades.

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