Inside Sales: você já leu algo sobre este termo antes? Trata-se de uma técnica que pode trazer muitos benefícios para o seu negócio como redução de custos e a otimização do time de vendas, por exemplo.
Muitas empresas têm adotado este modelo com o intuito de implantar uma experiência ainda melhor para seus consumidores. Além disso, ele também ajuda o empreendimento a aumentar o número de pedidos de compras e a construir um time com foco na produtividade e na busca por praticidade.
Imagine a seguinte situação: tempo ruim, trânsito congestionado, imprevistos pessoais e, ainda assim, é necessário fazer uma visita a um cliente. Tudo pode acontecer em ocasiões externas, inclusive, o fato dos clientes não estarem dispostos a comprar, apesar de toda essa jornada feita por um vendedor até chegar no horário marcado.
Esse cenário é comum no departamento de vendas da sua empresa? Então, continue a leitura, pois apresentaremos uma nova metodologia de aproximação com o seu público que, além de ser mais barata, dispõe de agilidade e um bom custo-benefício. Acompanhe os tópicos abaixo e boa aprendizagem!
Em tradução livre, o Inside Sales significa vendas internas ou remotas. Para isso, utiliza-se os benefícios da tecnologia a favor do seu time. Ou seja, um processo feito com o auxílio do e-mail, telefone ou reuniões feitas por transmissões virtuais, capaz de aumentar o número de pedidos e reduzir os custos de uma empresa, por meio dos canais tecnológicos e de técnicas focadas na excelência de uma venda.
Além de economizar o tempo que é gasto com as prospecções realizadas presencialmente, é uma maneira de manter os vendedores focados e sempre em busca de melhores resultados no método de abordagem, na receptividade, na qualidade do atendimento e na produtividade que deve ser mantida com o intuito de elevar o nível da marca no mercado.
A metodologia de vendas remotas vem do Inbound Marketing, um trabalho conjunto entre o departamento de marketing e de vendas (smarketing) que prepara os possíveis clientes (leads) no intuito de eles serem abordados no momento certo e da forma correta por um vendedor.
Quando isso ocorre, o lead já tem a intenção de comprar produtos de tal segmento. Logo, cabe ao encarregado pela venda estabelecer um bom relacionamento com ele, apresentar os principais diferenciais daquele item e, assim, fechar o pedido, como se estivesse exercendo o papel de conselheiro daquela pessoa.
Afinal, o vendedor, em tom pessoal, aconselha o lead a adquirir o produto que a empresa vende. Essa influência também é feita no fornecimento de conteúdos relevantes direcionados àquela persona. Por exemplo, e-books, white pappers, guias especializados ou educativos etc.
O acompanhamento desse processo de conscientização é realizado com a ajuda de softwares que indicarão a ocasião mais adequada para a abordagem. É uma ótima maneira de promover a integração com esses dois setores e atrair outros consumidores ao seu negócio.
Em outras palavras, O Inside Sales ajuda na redução de custos envolvidos na operação e o Inbound Marketing tende a aumentar o fluxo de clientes além de estimular o engajamento. Quando os profissionais usam as técnicas de forma alinhada, a chance de ter resultados positivos é ainda maior.
Normalmente, esse tipo de venda é realizado por empresas B2B. No entanto, os negócios B2C estão começando a adotá-la por ver a rentabilidade do Inside Sales. A metodologia substitui as visitas presenciais das vendas tradicionais e as ligações frias e padronizadas do telemarketing.
Por videoconferências, materiais explicativos e chamadas personalizadas e direcionadas para o lead, a sua equipe começa a criar um relacionamento com ele, a fim de entender melhor as suas dores e demais motivos que fazem com que precise ser ajudado.
Portanto, é muito importante saber selecionar os vendedores que atuarão no setor de vendas de sua empresa B2C, pois os clientes precisam ter um atendimento qualificado e humanizado. Isso se deve ao fato das pessoas terem confiança em quem as entendem e facilitem a sua busca por resultados.
Logo, invista na construção de tal profissional dentro do seu ambiente de trabalho, pois eles estarão qualificados a executar as metas mensais, sempre cumprindo com o que foi proposto por essa técnica e as táticas do Inbound Marketing.
O profissional de Inside Sales deve compreender que o papel dele será o de conselheiro do futuro cliente. Portanto, ele precisará ser paciente, estratégico e saber ouvir o que o lead tem a dizer. Informações como os hábitos dele, da empresa que ele trabalha e as novidades do seu segmento são imprescindíveis para esse relacionamento.
Esses fatores e a curiosidade são atributos relevantes na hora de orientar ou contratar um novo vendedor. Logo, invista na preservação de profissionais assim dentro do seu ambiente de trabalho, pois eles estarão qualificados a alcançar as metas mensais.
O Customer Relationship Management (CRM) é um sistema de tecnologia que integra as informações importantes a respeito dos potenciais clientes, desde o dia em que eles fizeram o primeiro contato com a sua empresa até quando fecham um pedido. É um recurso tecnológico que agrega muito valor ao estabelecimento que deseja aumentar seu alcance no mercado.
Por meio de um CRM bem desenvolvido, é possível acompanhar todos os passos de cada um dos possíveis clientes, monitorar o posicionamento deles na jornada de compra, nos estágios do funil, e até na troca de mensagens realizadas pelos vendedores. São dados armazenados em um único ambiente e de fácil acesso.
O processo otimiza as vendas e evita a perda de usuários que não estavam prontos para comprar. Ele é um indicativo que mostra qual o melhor momento e o tipo de abordagem personalizada que deve ser direcionada para cada lead. Isso impede os deslocamentos e as visitas desnecessárias.
Além disso, o Inside Sales amplia a quantidade de consumidores que os profissionais que trabalham nesse departamento conseguem atender e aperfeiçoa o método de aproximação entre cliente e pessoas interessadas.
Em busca de promover uma combinação entre Inside Sales e Inbound Marketing, sua equipe pode focar em um processo de vendas totalmente voltado às necessidades do lead. Afinal, é preciso sinergia para fazer com que a venda aconteça e traga resultados relevantes ao seu negócio.
Portanto, é interessante que os vendedores sempre estejam dispostos a oferecer o melhor. Seja no primeiro contato com a marca, no atendimento que tem a intenção de solucionar uma dúvida ou dar suporte a um usuário e, principalmente, na hora de mostrar as vantagens dos produtos e serviços, que devem estar aliados e coerentes com o que os leads precisam.
Além de promover uma reflexão com o time de vendas e de marketing sobre a maneira que os vendedores estão conduzindo as vendas e de que modo são gerenciadas as pessoas que demonstram interesse pela marca, o Inside Sales é uma forma de otimizar processos e tornar o ambiente favorável ao aprendizado e à busca de soluções práticas.
Entre elas, a redução de custos da operação é, sem dúvidas, um dos grandes pilares que motivam a adoção dessa nova metodologia. É cada vez menor o numero de clientes que possuem tempo disponível para se deslocar para uma reunião presencial e todo o gasto envolvido que também reflete na empresa.
Além da operação também há a redução no Custo por Aquisição de Cliente, pois o processo para abordar um número maior de clientes se torna muito mais otimizado. Quando a empresa faz uso dessa estratégia, o foco é totalmente voltado para o cliente.
O Inside Sales torna este processo mais rápido e com menor custo aumentando, inclusive, as chances de manter o interesse do cliente e proporcionar o fechamento de negócios seguros e práticos.
Esse tipo de análise é bastante necessária nos dias de hoje, pois a concorrência tem se mostrado cada vez mais alta e aquele empreendimento que não souber conservar e conquistar novos clientes vai perder a relevância conquistada.
Notou o quanto o Inside Sales é importante? Tenha certeza que ele ajudará o seu negócio a crescer com vendedores qualificados, que auxiliarão o processo de tornar a sua marca mais relevante na vida do consumidor.
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