A cultura data driven nas empresas permite a otimização constante da integração entre homens e máquinas. Afinal, negócios que não passaram pela transformação digital, provavelmente perdem grandes oportunidades de atração e fidelização. Principalmente aquelas que ainda não apostaram no marketing interativo.
Atualmente, é muito improvável que uma empresa faça uma tomada de decisões sem se basear nas características da persona. Ao passo que a concorrência cresce constantemente e é essencial criar um diferencial competitivo para se destacar no segmento atuante. Sem dúvidas, essa é uma das melhores formas de alcançar tal objetivo.
Quer entender o porquê? Então, continue conosco e veja nos tópicos abaixo informações pertinentes sobre esse assunto que enriquecerá seu poder de gestão. Boa leitura!
No que lhe concerne, o marketing interativo é uma abordagem de duas vias que se concentra na interação e colaboração. Ele tem o principal objetivo de estimular a participação do seu público-alvo nos ambientes digitais do seu domínio.
Desse modo, é possível fortalecer ações de atração para que ocorra uma melhoria da taxa de conversão. Bem como orienta a equipe a pensar em outras estratégias que tragam engajamento e proporcionem uma experiência única a cada contato com a sua marca.
Existem várias iniciativas que podem ser utilizadas pelos profissionais de marketing para criar um conteúdo interessante e dinâmico. A interação com o público pode ser feita por meio da narrativa visual, conteúdo personalizado, informações em camadas e interação bidirecional.
Os profissionais do marketing devem aproveitar para trazerem conteúdos mais dinâmicos. Podem utilizar imagens, vídeos, animações e infográficos nas postagens de Blog, por exemplo. Utilizando elementos de outras mídias, é possível criar uma nova experiência ao público.
É possível utilizar insights sobre dados geográficos, demográficos e outras informações para disponibilizar ofertas de conteúdos com melhor direcionamento.
Com uma segmentação maior, é provável que o público interaja mais com o conteúdo. Uma vez que isso gera mais identificação, criando experiências mais significativas para eles.
Contar histórias é uma boa maneira de reter o seu público. No marketing interativo, pode-se criar uma narrativa dividida em camadas, que funcionam como as páginas de um livro. À medida em que o público consome o conteúdo, também recebe novos detalhes e incrementos.
Aqui é o centro do marketing interativo, pois envolve diretamente o público consumidor, os oferecendo um veículo para participação ativa.Questionários, calculadoras, conteúdo ramificado, jogos e vídeos, por exemplo, fornecem uma experiência mais poderosa para o público.
De maneira geral, o conteúdo interativo evoluiu bastante desde o advento da internet. Devido aos avanços tecnológicos, as opções de interação com a persona aumentaram, apesar de poucas empresas aproveitarem esse recurso.
Sob esse ponto de vista, é fundamental usar o marketing interativo na construção do seu diferencial competitivo. Afinal, é possível aplicar e beneficiar diferentes áreas da sua empresa. Por exemplo, a equipe de pós-venda que passa a produzir com mais assertividade táticas de fidelização do consumidor.
Ou então os profissionais responsáveis pelo manejo de dados. Atualmente, sabemos o quanto a implantação das diretrizes LGPD e a aplicação de tecnologias como a inteligência artificial e a internet das coisas agregam valor às marcas e geram grande volume de informações.
Sobretudo quando se trata de organizações ligadas a área de tecnologia. Logo, esses conteúdos são uma ótima forma de melhorar a proximidade, otimizar processos internos, apostar na produtividade e conduzir um fluxo de nutrição bem-feito.
Conteúdos interativos têm mais chances de conquistar a atenção do público. E, se bem executados, ajudam a educar o consumidor. Que por sua vez implica diretamente na redução de objeções de compra.
Com abordagens inovadoras e criativas, o marketing interativo contribui para manter os clientes sempre engajados e recebendo novos conteúdos. Dessa forma, aqueles que já compraram anteriormente podem ter o interesse renovado e se tornar leais à empresa.
O ambiente digital tende a ser repleto de distrações. Concorrendo com diversos anúncios concorrentes, chamar a atenção do público por meio do conteúdo interativo é o principal objetivo.
Como bem sabemos, esse novo consumidor é altamente conectado e tem o costume de influenciar e ser influenciado. Ou seja, ele se baseia em informações sobre determinadas marcas, produtos ou serviços antes de tomar uma decisão. Ao mesmo tempo que também emite suas opiniões como então usuário desse mecanismo.
Por meio do marketing interativo é possível ser mais assertivo nessa ligação entre conteúdo e experiência. Além de estabelecer uma cultura de feedback, com o público interno e externo, que permita a construção de um ambiente de valorização da melhoria e aprendizagem constante.
Primeiramente faça pequenas listas que facilitem a segmentação e construção de conteúdos adequados a cada perfil. Em seguida produza de acordo com as etapas do funil e procure pensar no layout responsivo em busca de sempre valorizar a experiência dos usuários.
Por último, use os dados coletados para otimizar as estratégias e ferramentas com foco no marketing interativo. Tal qual a Quizur na criação de quizzes, a Dot no desenvolvimento de calculadoras e questionários e a Ion na realização de testes de otimização.
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