Ao longo dos anos, empresas de marketing deram muito valor à prospecção ativa em busca de atingir um maior número de interessados pela marca. Posteriormente, veio as táticas de inbound e também a integração dessas estratégias. Seja como for, esses dois investimentos dispõem de um elemento indispensável no alcance do sucesso: UX design.
A experiência do cliente, em ambas formas de abordagem, é bastante relevante na interação ou não desses usuários com a sua empresa. Devido a grande concorrência e a facilidade que a internet traz ao dispor de vastas opções de produtos e serviços, cabe a cada marca desenvolver um diferencial competitivo e fazer com que o consumidor se surpreenda a cada contato.
Neste conteúdo você aprenderá várias questões relacionadas a esse assunto. Desde sua origem até sugestões de recursos primordiais que valorizam a criação de um site totalmente focado em satisfazer a sua audiência. Por isso, continue conosco para aprimorar seu conhecimento e melhorar sua gestão. Boa leitura!
Certamente você já ouviu falar sobre esse termo, uma vez que ele circula dentro e fora dos ambientes online. Atualmente, existem profissionais totalmente dedicados ao UX design. Ao passo que o mercado em si já entendeu a importância desse investimento nos dias atuais.
Se você acompanha os avanços tecnológicos, sabe que a indústria 4.0 facilitou ainda mais a integração entre seres humanos e as máquinas. Afinal, existem empresas de diferentes segmentos que já contam com internet das coisas, inteligência artificial, robótica e outras tecnologias para agilizar processos em segmentos B2B ou B2C.
Entretanto, o User Experience é uma tendência que, assim como esses exemplos que citados anteriormente, se fixou na atualidade. Logo, aqueles que ignoram sua relevância perdem grandes oportunidades de negócios. Sob essa ótica, vamos entender de que maneira ele surgiu e qual exatamente é o conceito dele? Acompanhe mais detalhes nos subtópicos abaixo.
Antes de mais nada, precisamos pontuar a definição do UX design para depois entender suas origens. Afinal, elas são grandes bases desse conceito que nos rodeia e que traz vantagens a longo prazo a diferentes marcas. Vamos começar por partes em busca de um entendimento mais acertado.
Primeiramente, o user experience nada mais é que um conjunto de práticas que possibilita uma entrega agradável e adequada aos interesses de uma determinada clientela. Ou seja, elementos e informações que agreguem valor ao seu público-alvo e que os façam ter uma experiência de puro deleite toda vez que fazem associações com a sua imagem.
Apesar de ser um assunto bastante corriqueiro, as inspirações que antecederam esse termo datam de períodos onde a internet ainda era de difícil acesso e nem mesmo costumava ter a comercialização de produtos e serviços que temos hoje. Veja mais detalhes abaixo.
De maneira geral, essa prática tem o propósito de ajudar no equilíbrio na energia vital de um determinado ambiente. No que lhe concerne, é uma prática da filosofia chinesa presente desde 4000 A.C com o intuito de colaborar na harmonia entre a personalização do local e o morador.
Ou seja, uma forma de proporcionar uma boa experiência para que ele esteja cada vez mais satisfeito com aquele ambiente.
A princípio, quando ouvimos a palavra experiência sempre remetemos a algo positivo que marca nossas vidas de um jeito inesquecível. Sob esse ponto de vista, as lembranças mais antigas são aquelas que causam uma maior sensação de nostalgia e conforto.
Dessa forma, a Disneyland também serviu de base para o que hoje conhecemos como UX design. Até porque Walt Disney foi bastante detalhista na construção de um ambiente com ricos elementos visuais que surpreendem de crianças a idosos.
Desde sua inauguração em 1º outubro de 1971 até os dias de hoje ele é uma grande referência quando o assunto é experiência do usuário.
Como vimos, esses exemplos serviram de princípios. Entretanto, o UX design foi criado em meados dos anos 1990 pelo professor e cientista Don Norman. Segundo sua proposta, a ideia foi reunir um conjunto de práticas para facilitar a construção de conteúdos que facilitem a interação com os usuários.
De antemão, é preciso alertar que ele trabalhava na Apple e a empresa soube trabalhar muito esse conceito ao longo da sua prestação de serviço. Afinal, quando o assunto é experiência do usuário, fica impossível não lembrar dos vários cases de sucesso que a marca entregou ao longo dos anos.
Não é à toa que ela tem vários clientes promotores que ajudam a melhorar seu posicionamento e fazê-la uma grande autoridade nesse segmento. Além daqueles que costumam propagar a tendência do conteúdo gerado pelo usuário.
A interação do usuário com sua marca depende de muitos aspectos e, como vimos, o UX design faz parte de um grande sistema. Dito isso, ele compõe pontos fundamentais para seu sucesso de estratégia. Primeiramente temos o design industrial, uma área que envolve muitas pesquisas e adequação às necessidades de um cliente.
Afinal, é necessário muito alinhamento em busca de proporcionar um resultado único e que atende às expectativas. Em seguida temos a questão da interface, uma faceta que conhecemos popularmente como IU. Por sua vez, ela é elemento que cria uma ligação entre a interação e a comunicação. Diante disso, é importante desenvolver uma boa navegabilidade, aparência atrativa e conceito de mobile first que se alinha ao consumidor 4.0.
Além de outros pontos que facilitam tanto a interação física quanto virtual. Para tanto, é interessante também considerar as características da persona e os recursos atuais que tornam as ações bem mais convidativas e dispostas a impressionar os usuários da melhor forma possível.
Inegavelmente, o comportamento do consumidor sofreu uma mudança bastante perceptível. Afinal, o advento da internet teve seu início e desde então ocorreram vários avanços tecnológicos que tornam as tecnologias mais acessíveis. Antigamente, o acesso à informação ficava restrito a mídia impressa e também aos computadores de mesa.
Entretanto, as atualizações chegaram com o intuito de facilitar rotinas e tornar o usuário totalmente conectado. Atualmente, é possível tirar dúvidas, fazer compras e solicitar um suporte por meio de um smartphone. De maneira geral, essa facilidade é muito agradável e até facilita o nosso dia a dia na ajuda com a resolução de várias atividades.
Sob esse ponto de vista, as empresas que não estão atentas a essa realidade perdem chances de encantar o público-alvo. Ao passo que quem dita o que sua empresa precisa dispor é o próprio cliente. De modo que é ele quem tem o poder de escolha, uma vez que existe uma grande variedade de opções que poderão suprir uma determinada demanda que ele tenha.
Logo, é fundamental focar em questões que valorizem o UX design. O primeiro contato que ele tem com a sua marca pode ser decisivo e sua empresa não deve perder essas oportunidades que os ambientes online oferecem. Principalmente agora que a maioria das pessoas fazem uso constante de celulares para resolver demandas pessoais e profissionais.
A satisfação do cliente com a sua marca é meta que muitas empresas desejam alcançar. Lá nos primórdios, diversas marcas costumavam usar as mesmas estratégias na intenção de conseguir os mesmo resultados que as concorrentes. Entretanto, estamos em um cenário que impede a presença do achismo nas tomadas de decisões.
Como bem sabemos, a transformação digital chegou para promover grandes evoluções dentro do ambiente corporativo. Diante disso, a digitalização permitiu o crescimento da importância dos ambientes online. Assim como soluções que oferecem segurança aos colaboradores e também aos público-alvo. Como é o caso do uso de softwares em nuvem.
Afinal, basta ter acesso a internet que a equipe poderá coletar, armazenar e monitorar diferentes tipos de informações. Aliado a isso, chegou em vigor ao Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). No que lhe concerne, uma grande opção para transmitir confiança aos seus consumidores e implantar políticas que zelam pela privacidade e a integridade de todos.
Sem dúvidas, alternativas muito focadas na melhoria da experiência, tanto dos componentes do seu time, por conta de um ambiente que apresenta melhores condições de trabalho, quanto dos usuários que visitam sua página.
Em suma, essas mudanças agregam muito valor e contempla a proposta do UX design. Ao passo elas permitem a construção de um clima organizacional com foco em colocar o consumidor no centro de suas deliberações.
Ademais, alguns pilares tornam esse propósito cada vez mais vivo na sua empresa. Em outras palavras, aspectos que fortalecem seus valores e reforçam seu diferencial competitivo. Conheça abaixo as características de cada um deles.
A princípio, o site oferece vantagens a longo prazo às empresas. Afinal, ele é um meio onde os usuários podem conferir informações que nem sempre as redes sociais da marca apresentam. Ou então acesso a materiais ricos e promoções direcionadas a esse ambiente online. Visto que eles ajudam a fortalecer o relacionamento com a clientela, facilitar as vendas e a personalizar estratégias de marketing.
Como foco na experiência do usuário, uma das questões fundamentais é que ele disponha de usabilidade. Ou seja, um ambiente virtual fácil de navegar e que permita que todas possam agir com intuitividade. Sob esse ponto de vista, a questão da interface do usuário deve contemplar as características da sua persona.
Por isso, é interessante dispor de botões bem visíveis, um design uniforme que proporcione um atrativo visual, um layout simples e totalmente objetivo, alta velocidade de carregamento das páginas e que o conceito de mobile friendly seja completamente presente, uma vez que é de conhecimento gera o uso recorrente de smartphones na rotina dos indivíduos.
A gestão do tempo é uma questão que muitas empresas trabalham. Paralelo a isso, a sociedade impõe o fato de que todos possam valorizar bem o que consomem. Principalmente se essa opção é produtiva para o nosso desenvolvimento. Diante disso, um dos pilares do UX design é a questão da utilidade com o intuito de satisfazer necessidades e agregar valor.
Nesse aspecto, o marketing de conteúdo dialoga muito bem com os princípios de experiência do usuário. Principalmente se a produção de textos foca em questões relacionadas a técnicas de SEO e funil de vendas. Atualmente, o conteúdo interativo ajuda a melhorar o engajamento da sua marca e permite até mesmo que os usuários permaneçam mais tempo no seu novo site.
Desse modo, é possível que ele crie uma ligação com sua imagem e veja seu negócio como uma autoridade naquele segmento. Em outras palavras, um ponto positivo que o motivará a optar pela sua empresa na tomada de decisões. Assim, toda vez que ele for resolver um problema, muito provavelmente ele considerará os seus serviços.
Além das questões da usabilidade e utilidade, o seu site também precisa cumprir com o objetivo presente no seu planejamento estratégico. Ou seja, realmente realizar o que prometeu ao usuário por meio de uma comunicação clara sobre a função que um produto ou serviço.
Entretanto, é preciso ir além das características que ele carrega e também mostrar o quanto aquela aquisição será útil na rotina da persona. Desse modo, é possível fortalecer a confiança pela sua marca e aumentar a cumplicidade entre marca e usuário.
Os pilares de UX design também ajudam a empresa a criar estratégias que reforçam o fácil acesso aos materiais e a clareza na descrição das soluções que sua empresa presta. Logo, é interessante focar e sempre buscar otimizar o desempenho do seu site.
Neste caso, é interessante imaginar diferentes cenários, fazer testes A/B, tornar o conteúdo atrativo. Assim, por meio da valorização desse pilar, a sua audiência constrói sua credibilidade e você passa a criar uma identidade para o seu negócio.
Por último, temos esse pilar que, com certeza, faz toda a diferença. Entretanto, precisamos lembrar que a inovação não é apenas uma solução tecnológica ou a constante adequação da empresa às novas tendências. Na realidade seu significado está no ato do indivíduo propor uma ação melhor que os padrões estabelecidos anteriormente.
Ou seja, otimizar o processo e permitir que a qualidade esteja presente naquela nova forma de executar uma tarefa. Por isso é muito importante instalar a cultura de feedback para sempre ter acesso a informações que podem gerar uma tempestade de ideias e insights que melhoram a experiência dos usuários e engrandecem o seu posicionamento ou reposicionamento de marca.
De antemão, é necessário lembrar que toda essa implantação do UX design depende de investimentos. Principalmente em relação a busca por profissionais especializados nessa área. Além do tempo que envolve a operação como um todo. Inclusive a questão do planejamento e o encontro de soluções que entendam as necessidades do seu negócio.
Sem dúvidas, é um caminho que demanda muita aprendizagem e adaptação. Apesar de que ele traz benefícios que a empresa poderá usufruir a longo prazo. Conheça quais são eles a seguir.
Lembra dos pilares do UX design? Então, a valorização deles é primordial para a melhoria de tráfego no seu site. Ao passo que todos desejam ter uma experiência agradável e ser bem compreendido. Ao apostar nesses fatores, a empresa se aproxima mais do visitante e ele, por sua vez, enxerga as utilidades da marca.
Aliado a isso, há também os aspectos da qualidade de serviço, adequação de elementos com a persona e outros pontos positivos que tornam a experiência dele inesquecível. Assim, esse aumento de fluxo de visitantes promove um aumento nas vendas, melhora suas métricas de performance e deixa o seu negócio mais conhecido.
Inegavelmente, a eficiência operacional só funciona quando a equipe estabelece um padrão nas atividades que executa diariamente. Sob essa ótica, o UX design colabora bastante para que seja possível construir um mapeamento em que possa reduzir erros, identificar gaps, enxergar oportunidades de melhorias e colocar a experiência do cliente como o centro.
Em suma, a estratégia customer-centric é muito válida e dialoga diretamente com user experience. Ao passo que ela também é útil na criação de estratégias de atração e fidelização da marca. Com isso, o seu site passa a valorizar boas práticas que impactam positivamente a reputação da empresa. Por exemplo, o Design Thinking.
No que lhe concerne, esse método alinha inovação e criatividade. Cada etapa contempla aspectos que promovem a otimização de resultados. São elas:
Desse modo, será possível desenvolver produtos, serviços e demais soluções que atendem às necessidades dos seus clientes e tornam sua marca cada vez mais relevante na mente do consumidor.
Ao fazer uma solução que se adequa a uma determinada persona, o risco do projeto em fugir do escopo diminui consideravelmente e a equipe tem a possibilidade de reduzir custos desnecessários. Principalmente agora em que é possível usar os recursos certos e essenciais no sucesso da operação.
Logo, por meio das boas práticas do UX design a empresa passa a potencializar a taxa de conversão, fazer testes de usuário com maior precisão e sempre apostar em um ambiente virtual totalmente funcional e agradável aos olhos do consumidor.
Com o foco no cliente e tomadas de decisões com base em dados reais, a equipe já tem grandes chances de obter êxitos no com o UX design. Entretanto, existem outros fatores que tornam um site completamente atrativo e que se adequa ao consumidor 4.0.
De maneira geral, é importante pensar de uma maneira inovadora e também simplificada. Afinal, é fundamental contar com os recursos essenciais e que realmente fazem sentido no desenvolvimento da sua estratégia. Além disso, procure focar nos pontos que mostraremos abaixo para que sua empresa atinja os objetivos com mais facilidade.
Por sua vez, a arquitetura da informação foca em 3 pilares fundamentais no aprimoramento de um site totalmente focado em UX design. Primeiramente temos o conteúdo, que contempla o princípio de utilidade, o usuário, as personas e as necessidades que elas dispõem, e contexto, que carrega o objetivo do planejamento estratégico.
Diante disso, é interessante focar em detalhes que facilitem ainda mais o processo de conversão. Dessa forma, escolha com atenção todos os elementos que compõem as páginas. Desde a escolha dos botões, fontes, imagens, identidade visual e também a linguagem e o tom que será usado na transmissão de mensagens.
De maneira geral, o layout responsivo permite que a experiência que o usuário terá seja a mesma em qualquer tela que ele tenha acesso ao seu site. Afinal, esse é um recurso que permite sua página se adequar a diferentes tamanhos de tela e torna a navegação visualmente atrativa. Além de melhorar o foco no conteúdo, é uma alternativa imprescindível no UX design.
Sob esse ponto de vista, é interessante adotar o mobile first na sua estratégia. Bem como apostar no minimalismo em busca de criar um layout de site que concentre mais na utilidade que os conteúdos apresentam. Assim eles poderão ficar mais atentos ao que sua página apresenta. E, consequentemente, ficam mais dispostos aos call-to-action (CTAs).
Se você apostar em marketing de conteúdo, verá que o UX design melhora bastante o aspecto da sua página. Aliado a isso, é possível desenvolver menus interativos e uma barra de ferramenta de pesquisa para que o usuário busque com mais facilidade textos que sejam do interesse dele.
Além disso, formulários precisam ser estratégicos e devem solicitar apenas informações essenciais dos usuários. Os testes A/B também melhoram a identidade visual das landing pages e é interessante também apostar em calculadoras, quizzes e demais soluções interativas que permitam que eles permaneçam mais tempo no site e tenham bons momentos com a sua marca.
Aqui neste guia completo de UX design você com certeza aprendeu vastas informações que agregam muito valor na construção de um site que despertará o interesse da sua persona. Portanto, não deixe de usar essas boas práticas no seu dia a dia e procure sempre pensar na experiência do usuário na sua tomada de decisões em busca de maximizar sua presença digital.
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